quinta-feira, maio 24, 2007

551.ª etapa



A NOSSA VOLTA É MESMO
A "QUARTA GRANDE"



Não são de hoje nem de ontem os “desabafos” de muitos dos adeptos do Ciclismo que, quando chega a hora de falar-se da Volta a Portugal, reínvidicam o retorno aos velhos tempos de uma volta de 21 dias.
E eu já aqui foquei, várias vezes, que isso, hoje em dia, é completamente impossível.

As coisas estão regulamentadas, as corridas etiquetadas e distribuídas pelo calendário internacional. De uma forma homogénea. Com uma única excepção: a Volta a Portugal.

Recordo que, e por mais que os… mais saudosistas (mais ligados a outra empresa organiadora) o queiram negar, a verdade é que a Volta a Portugal só atingiu a qualidade de Corrida Internacional já no consulado – no primeiro – do doutor Artur Moreira Lopes. Devemos-lhe – os adeptos do ciclismo – isso.

E não é, fiquem certos de que não é por acaso que, mesmo depois da reordenação das corridas, a Volta a Portugal sempre conseguiu manter-se… um passinho à frente das suas concorrentes.

Chamo a atenção, para os mais distraídos, que neste mesmo ano de 2007 a nossa Volta ganhou ainda mais um dia. Terá 12 dias, onze dos quais de competição. Sendo que está perfeitamente definido nos regulamentos que as corridas com 10 ou mais dias têm de ter uma jornada de descanso. Com a excepção das Três Grandes, que têm de ter dois dias de descanso.

E vem este artigo exactamente na sequência daqueles que escrevi ontem e onde, num deles, sublinhei o facto de a Volta a Portugal ser, actualmente, a QUARTA mais extensa corrida do calendário mundial.

Todos sabem, creio eu, que a Volta está classificada como HC.2.
O .2, significa que é uma corrida por etapas. O HC (Hors Categorie) é traduzido, literalmente, como Categoria Extra.

Ora HC.2 são também, por exemplo, as voltas à Baviera (Alemanha) e ao Luxemburgo, corridas nas quais o Sport Lisboa e Benfica vai brevemente participar.


E… reparem como qualquer delas tem apenas… CINCO dias.
Menos de metade que a Volta a Portugal.

Para acabar, de vez, com o argumento de que, tirando a Volta a Portugal do Calendário Internacional se poderia alargá-la, remeto todos para os mesmos regulamentos.
Deixando de ser Corrida Internacional, a Volta caíria para a Classe 12. As corridas nacionais para Elites. E estas NÃO PODEM ter mais do que cinco dias. Mesmo que num deles se recorresse à figura da dupla etapa… NÃO PODERÍAMOS ter mais do que… seis etapas!
Esclarecidos?

Mas, já que falei das voltas à Baviera e ao Luxemburgo, para os mais interessados aqui ficam as respectivas etapas:

Volta à Baviera – 2.HC – Mai. 30/ Jun. 3
5 etapas – 764,7 km
1.ª etapa
Garmisch Partenkirchen-Gundelfingen, 211,1 km
2.ª etapa
Gundelfingen-Eichstätt, 187,8 km
3.ª etapa
Eichstätt-Kitzingen, 181,1 km
4.ª etapa
Rothenburg ob der Tauber (cri), 24 km
5.ª etapa
Rothenburg ob der Tauber-Fürth, 160,7 km

Volta ao Luxemburgo - 2.HC – Jun. 6 a 10
5 etapas – 683,2,3 km
1.ª etapa
Luxemburgo-Luxemburgo (cri), 2,6 km
2.ª etapa
Luxemburgo-Mondorf, 166,8 km
3.ª etapa
Schifflange-Differdange, 193,1 km
4.ª etapa
Wiltz-Diekirch, 173,8 km
5.ª etapa
Mersch-Luxemburgo, 149,5 km

2 comentários:

Carlos José Matos disse...

Caro Manuel Madeira,

leio atentamente este seu espaço sempre que posso.

Sobre o tema do artigo concreto, temos que após breve pesquisa no calendário do América Tour, verifico que há provas, embora de categoria inferior à da nossa Volta a Portugal, que têm mais dias de provas, como por exemplo:

- Vuelta al Tachira (VEN) (2.2), que decorreu entre 7/1/2007 e 21/1/2007, ou seja, 15 dias de prova;
- Vuelta a Colombia (COL) (2.2), que se inicia a 28/7/2007 e termina a 12/8/2007, o que totaliza 16 dias de duração (competição e descanso);

Só para mencionar duas, porque existem outras com duração parecida à da Volta a Portugal, mas de categoria inferior.

Assim, a nossa Volta será a 4ª maior, não do calendário mundial, mas sim do calendário europeu, incluíndo, obviamente, o calendário Pro-Tour.

Corrija-me se estiver errado e desejos de rápido retorno ao seu local de trabalho que o Ciclismo bem precisa dos seus conhecimentos para a correcta divulgação das suas notícias.


Abraço

Carlos José Matos

mzmadeira disse...

Caro
Carlos José Matos,
de facto só me referia - porque o sei de cor (não o calendário, claro, mas que a Volta é a 4.ª maior) - ao Circuito Europeu. ProTour incluíndo.
E sou eu quem agradece a sua correcção. Muito obrigado.