sábado, maio 12, 2007

532.ª etapa


NÃO HÁ 20 MINUTOS POR DIA
PARA ESTUDAR RELATÓRIO
DA OPERAÇÃO PUERTO

Em relação ao Editorial do semanário especializado em ciclismo, a Meta2Mil. O seu director, Jorge Quintana não hesita em chamar mentiroso a Patrick McQuaid, o presidente da União Ciclista Internacional (UCI). E desmonta o argumento deste que, há poucas semanas atrás, afirmou já ter na sua posse o dossier de 6000 páginas referente à Operação Puerto, sublinhando que seria humanamente impossível ler aquilo tudo em tempo útil. Precisaria de, pelo menos, um ano.

E escreve o Jorge Quintana: “É um dos males do jornalismo actual. Uns atiram para o ar números que impressionam e ou outros não se dão ao trabalho de reflectir um pouco sobre o que foi dito.”

E desmonta, de forma simples, a tese do impossível. Assim:
“Se McQuaid pedir aos advogados da UCI que só trabalhem no horário normal de expediente, de segunda a sexta-feira, ainda assim teriam [no argumento do presidente da UCI] 150 dias úteis para o fazer. Tendo em conta que qualquer comissão de competição tem, pelo menos, três membros, fazendo as contas, daqui até ao fim do ano [meta traçada por McQuaid] cada um deles teria que ler 13 folhas por dia.”
Depois brinca: “O que daqui se tira é que não se dedicam mais do que 20 minutos por dia ao caso Operação Puerto. Sensivelmente o mesmo tempo que levam para tomar um cafézinho.”

E acrescento eu, se na UCI se está a entravar o processo – é o que parece –, qual será a verdadeira motivação da AIGCP?

Sem comentários: