quinta-feira, maio 24, 2007

550.ª etapa


E… QUEM SERÁ O MELHOR?

Há uns meses atrás foi A BOLA a lançar o desafio aos visitantes do seu site on-line, propondo-lhes que escolhessem a sua modalidade preferida.
Venceu o Hóquei em Patins. Aceitemo-lo com desportivismo. Apesar de…

Agora é O JOGO que se propõe escolher os SETE melhores desportistas portugueses. Francamente, a lista dos 21 sujeitos a escrutínio é tão… consistente, que não me atrevo a fazer prognósticos. Talvez… no final da votação.
É abrangente, o que se louva, e mobilizará muita gente. E, claro, o Ciclismo está representado pelo grande Joaquim Agostinho.

Não acontecendo mobilizações corporativistas, há um outro senhor que corre o sério risco de sair vencedor. O que, a acontecer, não seria nenhum favor. É o senhor Eusébio da Silva Ferreira. Definitivamente o desportista português mais conscensual. Com uma influência que é mesmo transversal. Gente amante de todas as disciplinas, de todas as cores clubísticas, não hesitam em reconhecer nele o Melhor. O Maior. De todos os tempos. Tanto que, mesmo além fronteiras, o seu nome é sinónimo de… Portugal.

Resta ver como se safam os outros.

Já com direito a tratamento como “cota”, lembro-me de todos eles.

Qualquer um foi – ou ainda é – símbolo da sua modalidade.

Por ordem alfabética (do apelido), são os seguintes:
Fernando Adrião (hóquei em patins)
Joaquim Agostinho (ciclismo)
Vítor Baía (futebol)
Bessone Basto (o mais eclético de todos)
Duarte Bello (vela)
Mário Coluna (futebol)
Jesus Correia (hóquei em patins, mas também futebol)
Aurora Cunha (atletismo)
Mário Coluna (futebol)
Eusébio (futebol)
Luís Figo (futebol)
Paulo Futre (futebol)
João Garcia (alpinismo)
António Livramento (hóquei em patins)
Carlos Lopes (atletismo)
Fernando Mamede (atletismo)
Armando Marques (tiro com arma de caça)
Rosa Mota (atletismo)
Ticha Penicheiro (basquetebol)
António Pinto (atletismo)
Fernanda Ribeiro (atletismo)
José Travassos (futebol)

Para mim, e em algumas disciplinas, faltam aqui nomes. Outros terão alguma dificuldade perante o voto dos mais jovens. Armando Marques é medalhado olímpico, tudo bem…; Duarte Bello dominou, com seus irmãos e primos, uma época na vela nacional… e também é medalhado olímpico; a Ticha é a melhor basquetebolista nacional de todos os tempo, mas e… Carlos Lisboa? E porque é que o andebol fica de fora? Carlos Resende, por exemplo, não caberia nos 21 finais? E o jornalismo moderno já re-etiquetou o alpinismo como desporto de aventura. O que não é exactamente comparável aos demais.
Mas isto foi um áparte.

O ciclismo ficou confinado a Agostinho. Também, e em consciência – principalmente porque o facto de se terem conquistado medalhas olímpicas me parece ter sido condição para a escolha – não teríamos mais nenhum corredor que pudesse ombrear com nomes como Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro ou Rosa Mota.

Vamos ver o que os leitores daquele jornal (ou os visitantes da sua página na net) vão decidir.
Quem será o segundo? E em que lugar ficará Joaquim Agostinho?
Isto partindo do princípio que, apesar de pender um pouco para o lado do FC Porto (em termos de futebol) não se cometerá a heresia de não votar o senhor Eusébio da Silva Ferreira como o melhor desportista português de todos os tempos.

Adeptos do ciclismo… vamos votar Agostinho?
Uma vez cada um…
Não queiramos algo parecido com a surpreendente (e pouco credível) votação de A BOLA.
* - É evidente que o jornal não tem culpa que se tenha organizado um "sindicato" para votar em massa no Hóquei em Patins! E ainda sobra uma outra explicaçõa que, para mim, é bastante credível. Minimizado por muitos, não deixa de ser importante o facto de A BOLA facultar resultados e classificações das divisões secundárias, no hóquei, o que leva o Jornal a ter uma grande implantação junto dos atletas e adeptos da modalidade. Só não foi prevista - creio eu - a hipótese desta mobilização por parte dos "hoquistas". Até porque sei que também não era possível, pelo menos com o mesmo nome de utilizador, votar duas vezes. Só a apelido de pouco credível porque, creio ter sido evidente, houve mesmo a tal mobilização em massa... o que nas outras modalidades não aconteceu.

Sem comentários: