terça-feira, maio 01, 2007

504.ª etapa


TAÇA DAS NAÇÕES SUB-23
RUI COSTA VENCE GIRO DELLE REGIONI
(Portugal subiu ao 2.º lugar)


Depois de Vítor Rodrigues se ter imposto na primeira prova da Taça das Nações (categoria de sub-23), corrida em Felgueiras, foi agora a vez de Portugal inscrever pela segunda vez um corredor seu no palmarés da competição, com Rui Costa a conseguir um brilhante e sofrido triunfo na 32.ª edição do Giro delle Regioni, que hoje se concluiu em Itália, cumprida que foi a derradeira etapa corrida em Artena, numa distância de 130,5 quilómetros, em nove voltas a um circuito de 14,5 km.

"Uma etapa complicada, para a qual parti algo nervoso, pois senti o peso da responsabilidade. Mas acabou por correr tudo bem, sobretudo depois de anulada uma fuga que fez perigar a minha posição. E quando entrei nos últimos cinco quilómetros percebi que o triunfo já não me escapava", confessou no final um radiante Rui Costa.

E o corredor do Benfica acrescentou: "A etapa decisiva acabou por ser a de ontem, que me permitiu chegar à liderança, tendo partido para ela com essa firme intenção. Trata-se de uma vitória muito importante, pois tive um difícil início de temporada, com algumas lesões, e agora recuperei a confiança."

Para José Poeira, seleccionador nacional, trata-se de "um triunfo de grande importância para o ciclismo português, pois foi obtido numa prova de referência para esta categoria e demonstra que, entre nós, existem valores que nada ficam a dever aos mais conceituados atletas estrangeiros em sub-23, fazendo aumentar o nosso prestígio internacional."

Para além de Rui Costa, também Vítor Rodrigues e Márcio Barbosa concluíram a prova, enquanto António Amorim e Cláudio Apolo desistiram depois de terem controlado grande parte da etapa de hoje.

Classificação da última etapa
1.º, Bem Swift (G.B.), 3.13.48 horas
2.º, Simone Ponzi (Ita), m.t.
3.º, Vitaliy Buts (Ucr), m.t.
27.º, Rui Costa (PT/SLB), m.t.
70.º, Vítor Rodrigues (PT/LSE), a 1.07 m
102.º, Márcio Barbosa (PT/SLB), a 9.58 m
Classificação Geral Individual Final
1.º, Rui Costa (PT/SLB), 22.52.21 horas
2.º, Dennis van Winden (Hol), a 3 s
3.º, Gasper Svab (Esl), m.t.
47.º, Vítor Rodrigues (PT/LSE), a 9.42 m
106.º, Márcio Barbosa (PT/SLB), a 41.56 m
Classificação (actual) da Taça das Nações
1.ª, Eslovénia, 89 pontos
2.º, Portugal, 67
3.ª, França, 64
4.ª, Dinamarca, 55
5.ª, Federação Russa, 33
Serviço Vivex/FP
(Obrigado, Fernando)
...
NOTA: Para quem, por deficiência - ou ignorância pura, que seria ainda pior - só pensa em futebulês... esta vitória do Rui Costa é exactamente equivalente ao triunfo da nossa selecção de futebol, em esperanças... e Rui Costa (o sacana até tem nome de futebolista!) é o João Moutinho das duas rodas...
(eu já imagino o espaço que isto vai ter amanhã nos jornais...)

Sem comentários: