I VOLTA TERMINOU FAZ HOJE 90 ANOS
Lembra, na sua edição de hoje, o desportivo Record que este 15 de Maio é uma efeméride a recordar. Foi o dia em que, em Lisboa, em plena Avenida da Liberdade, terminou a 1.ª Edição da Volta a Portugal. Foi em 1927. Passaram 90 anos.
Recorrendo ao livro História da Volta, do meu caro amigo Guita Júnior (uma edição de 2006, de Francisco Santos para a Talento) pode ler-se o quão diferentes eram as coisas (Foto.1). Ainda no Record de hoje, Alves Barbosa já tece algumas considerações. As bicicletas eram muito, muito diferentes das que hoje vemos no pelotão, do peso (o dobro, mais ou menos), às velocidades (duas) pois o antepassado do pinhão que hoje conhecemos e chega aos dez carretos, tinha apenas… dois. E as estradas, creio que nem apelando à imaginação podemos ter uma ideia concreta do que seriam há 90 anos. Que muitos dos troços eram em terra batida, isso já li em várias outras publicações.
Essa primeira Volta a Portugal, que decorreu ao longo de 20 dias, com duas jornadas de descanso, teve 18 etapas e foi ganha por António Augusto de Carvalho, do Carcavelos (Foto.2), que gastou 79.08.00 horas para cumprir os 1958,5 quilómetros, numa Volta que foi mesmo volta, tendo sido visitadas doze das 18 capitais de distrito.
Outra curiosidade: para a história ficou que a primeira etapa se disputou entre Cacilhas e Setúbal, mas na realidade ela arrancou do coração de Lisboa, no Marquês de Pombal e a caravana atravessou o Tejo de… cacilheiro!... Por isso o quilómetro zero – que ainda não tinha sido inventado, estava do outro lado do rio, em Cacilhas. Outra coisa que ainda não tinha sido inventada eram as neutralizações. Todas as etapas partiram do local onde a sua antecedente terminara.
Outra curiosidade é que apenas dois jornalistas acompanharam a prova, um de cada um dos jornais que a organizaram: Oldemiro César (Diário de Notícias) e Mário de Oliveira (Os Sports).
Ainda recorrendo à História da Volta, recordo as etapas, respectivos vencedores e líder da corrida após cada etapa. Francamente não sei se já havia uma camisola especial para o líder, sei é que não havia prémios monetários em jogo, apenas medalhas e taças, e os prémios particulares (que também já são apenas história) e que iam de galinhas a presuntos, de garrafões de vinho a… uma motorizada, como recorda o Guita no seu livro.
Então vamos às etapas:
26 de Abril – 1.ª etapa – Cacilhas-Setúbal, 40,4 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
27 de Abril – 2.ª etapa – Setúbal-Sines, 114,6 km
V: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
28 de Abril – 3.ª etapa – Sines-Odemira, 49,2 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
29 de Abril – 4.ª etapa – Odemira-Portimão, 86,2 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
30 de Abril – 5.ª etapa – Portimão Faro, 65,8 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
1 de Maio – 6.ª etapa – Faro-Beja, 154,7 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
2 de Maio – 7.ª etapa – Beja-Évora, 145,7 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
3 de Maio – 8.ª etapa – Évora-Portalegre, 122,3 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
4 de Maio – 9.ª etapa – Portalegre-Castelo Branco, 106,6 km
V: Santos de Almeida (Benfica); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
5 de Maio – 10.ª etapa – Castelo Branco-Guarda, 112,9 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
6 de Maio – 11.ª etapa – Guarda-Moncorvo, 106,2 km
V: Santos de Almeida (Benfica); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
7 de Maio – 12.ª etapa – Moncorvo-Bragança, 128,3 km
V: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
8 de Maio – 13.ª etapa – Bragança-Vidago, 118,2 km
V: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
9 de Maio – Descanso em Vidago
10 de Maio – 14.ª etapa – Vidago-Braga, 115,1 km
V: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
11 de Maio – 15.ª etapa – Braga-Porto, 113,7 km
V: Nunes de Abreu (Leixões); L: Nunes de Abreu (Leixões)
12 de Maio – 16.ª etapa – Porto-Coimbra, 117,2 km
V: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
13 de Maio – 17.ª etapa – Coimbra-Caldas da Raínha, 124,9 km
V: Santos de Almeida (Benfica); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
14 de Maio – Descanso nas Caldas da Raínha
15 de Maio – 18.ª etapa – Caldas da Raínha-Lisboa, 100 km
V: Santos de Almeida (Benfica); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
--
Impressionantes as seis vitórias consecutivas de Quirino de Oliveira que, explica o Guita, perdeu a liderança na 11.ª etapa – e depois jamais apareceu ao mesmo nível devido a uma queda nessa mesma etapa. Aliás, só olhando para este quadro, parece ter sido uma corrida a dois, embora o benfiquista Santos de Almeida tenha ganho quatro etapas e Nunes de Abreu, do Leixões, uma… que lhe valeu ser líder, embora por um dia apenas.
E qual terá sido a classificação final desta primeira Volta a Portugal?
Recorrendo ao livro História da Volta, do meu caro amigo Guita Júnior (uma edição de 2006, de Francisco Santos para a Talento) pode ler-se o quão diferentes eram as coisas (Foto.1). Ainda no Record de hoje, Alves Barbosa já tece algumas considerações. As bicicletas eram muito, muito diferentes das que hoje vemos no pelotão, do peso (o dobro, mais ou menos), às velocidades (duas) pois o antepassado do pinhão que hoje conhecemos e chega aos dez carretos, tinha apenas… dois. E as estradas, creio que nem apelando à imaginação podemos ter uma ideia concreta do que seriam há 90 anos. Que muitos dos troços eram em terra batida, isso já li em várias outras publicações.
Essa primeira Volta a Portugal, que decorreu ao longo de 20 dias, com duas jornadas de descanso, teve 18 etapas e foi ganha por António Augusto de Carvalho, do Carcavelos (Foto.2), que gastou 79.08.00 horas para cumprir os 1958,5 quilómetros, numa Volta que foi mesmo volta, tendo sido visitadas doze das 18 capitais de distrito.
Outra curiosidade: para a história ficou que a primeira etapa se disputou entre Cacilhas e Setúbal, mas na realidade ela arrancou do coração de Lisboa, no Marquês de Pombal e a caravana atravessou o Tejo de… cacilheiro!... Por isso o quilómetro zero – que ainda não tinha sido inventado, estava do outro lado do rio, em Cacilhas. Outra coisa que ainda não tinha sido inventada eram as neutralizações. Todas as etapas partiram do local onde a sua antecedente terminara.
Outra curiosidade é que apenas dois jornalistas acompanharam a prova, um de cada um dos jornais que a organizaram: Oldemiro César (Diário de Notícias) e Mário de Oliveira (Os Sports).
Ainda recorrendo à História da Volta, recordo as etapas, respectivos vencedores e líder da corrida após cada etapa. Francamente não sei se já havia uma camisola especial para o líder, sei é que não havia prémios monetários em jogo, apenas medalhas e taças, e os prémios particulares (que também já são apenas história) e que iam de galinhas a presuntos, de garrafões de vinho a… uma motorizada, como recorda o Guita no seu livro.
Então vamos às etapas:
26 de Abril – 1.ª etapa – Cacilhas-Setúbal, 40,4 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
27 de Abril – 2.ª etapa – Setúbal-Sines, 114,6 km
V: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
28 de Abril – 3.ª etapa – Sines-Odemira, 49,2 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
29 de Abril – 4.ª etapa – Odemira-Portimão, 86,2 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
30 de Abril – 5.ª etapa – Portimão Faro, 65,8 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
1 de Maio – 6.ª etapa – Faro-Beja, 154,7 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
2 de Maio – 7.ª etapa – Beja-Évora, 145,7 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
3 de Maio – 8.ª etapa – Évora-Portalegre, 122,3 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
4 de Maio – 9.ª etapa – Portalegre-Castelo Branco, 106,6 km
V: Santos de Almeida (Benfica); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
5 de Maio – 10.ª etapa – Castelo Branco-Guarda, 112,9 km
V: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique); L: Quirino de Oliveira (Campo de Ourique)
6 de Maio – 11.ª etapa – Guarda-Moncorvo, 106,2 km
V: Santos de Almeida (Benfica); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
7 de Maio – 12.ª etapa – Moncorvo-Bragança, 128,3 km
V: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
8 de Maio – 13.ª etapa – Bragança-Vidago, 118,2 km
V: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
9 de Maio – Descanso em Vidago
10 de Maio – 14.ª etapa – Vidago-Braga, 115,1 km
V: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
11 de Maio – 15.ª etapa – Braga-Porto, 113,7 km
V: Nunes de Abreu (Leixões); L: Nunes de Abreu (Leixões)
12 de Maio – 16.ª etapa – Porto-Coimbra, 117,2 km
V: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
13 de Maio – 17.ª etapa – Coimbra-Caldas da Raínha, 124,9 km
V: Santos de Almeida (Benfica); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
14 de Maio – Descanso nas Caldas da Raínha
15 de Maio – 18.ª etapa – Caldas da Raínha-Lisboa, 100 km
V: Santos de Almeida (Benfica); L: Ant. Augusto de Carvalho (Carcavelos)
--
Impressionantes as seis vitórias consecutivas de Quirino de Oliveira que, explica o Guita, perdeu a liderança na 11.ª etapa – e depois jamais apareceu ao mesmo nível devido a uma queda nessa mesma etapa. Aliás, só olhando para este quadro, parece ter sido uma corrida a dois, embora o benfiquista Santos de Almeida tenha ganho quatro etapas e Nunes de Abreu, do Leixões, uma… que lhe valeu ser líder, embora por um dia apenas.
E qual terá sido a classificação final desta primeira Volta a Portugal?
Aqui ficam os primeiros dez:
1.º, Ant. Augusto de carvalho (Carcavelos), 79.08.00 horas
2.º, Nunes de Abreu (Leixões), a 9.31 minutos
3.º, Quirino Oliveira (Campo de Ourique), a 19.06 m
4.º, Santos de Almeida (Benfica), a 34.18 m
5.º, Aníbal Firmino (Carcavelos), a 1.25.58 horas
6.º, Joaquim Raposo (Cruz Quebrada), a 3.07.23 h
7.º, Dias Maia (Bairro de Inglaterra), a 5.05.46 h
8.º, Arnaldo Gonçalves (Carcavelos), a 6.38.19 h
9.º, Manuel Rijo (Sporting), a 6.44.50 h
10.º, João de Sousa (Sporting), a 7.08.36 h
A média final foi de 24,191 km/h, iniciaram a prova 38 corredores e terminaram 16.
Fotos:
1. História da Volta
2. Contributo Velocipédico, de Mário Lino
3. Imagem Google Earth (com tracejado meu)
1.º, Ant. Augusto de carvalho (Carcavelos), 79.08.00 horas
2.º, Nunes de Abreu (Leixões), a 9.31 minutos
3.º, Quirino Oliveira (Campo de Ourique), a 19.06 m
4.º, Santos de Almeida (Benfica), a 34.18 m
5.º, Aníbal Firmino (Carcavelos), a 1.25.58 horas
6.º, Joaquim Raposo (Cruz Quebrada), a 3.07.23 h
7.º, Dias Maia (Bairro de Inglaterra), a 5.05.46 h
8.º, Arnaldo Gonçalves (Carcavelos), a 6.38.19 h
9.º, Manuel Rijo (Sporting), a 6.44.50 h
10.º, João de Sousa (Sporting), a 7.08.36 h
A média final foi de 24,191 km/h, iniciaram a prova 38 corredores e terminaram 16.
Fotos:
1. História da Volta
2. Contributo Velocipédico, de Mário Lino
3. Imagem Google Earth (com tracejado meu)
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