quinta-feira, maio 03, 2007

Nota à parte (com pedido de desculpas)

Começo por pedir desculpa aos meus habituais leitores, concerteza desportistas e que nada têm a ver com este assunto, mas como o meu "AlôVidiguêra" está ainda hibernado... vai mesmo aqui.

Leio hoje duas notícias em jornais diferentes.
No Record, na página que dedica à informação geral - repescada ao que o seu irmão Correio da Manhã escreve - leio: "... o Ministério das Finanças divulgou que em 2006, só em impostos, a venda de tabaco no nosso país rendeu ao Estado mais de 1,4 mil milhões de euros (280 milhões de contos)... receita seis vezes superior à contabilizada em 2001 - na altura, o montante recebido foi de 213,4 milhões de euros (cerca de 43 milhões de contos).../... Para este ano, o Orçamento de Estado prevê uma nova subida de receita do IT [Imposto sobre o Tabaco] de cerca de 7 por cento."

A manchete do Diário de Notícias diz: "Multas do tabaco duas vezes mais caras que as da droga" e no texto respectivo, avança: "... de acordo com a nova lei do tabaco ontem discutida no Parlamento [as multas] são o dobro daquelas que estão definidas para os consumidores de drogas. Ser apanhado em falta com um cigarro custará entre 50 e mil euros, enquanto consumir drogas apenas resulta numa coima entre os 25 e os 403 euros, que pode ser substituída por tratamento de desabituação."

Vou mudar para as drogas!
A multa sai mais em conta e, ao mesmo tempo, páro de ajudar o Estado que enche os cofres com o meu dinheiro.

Sem comentários: