sexta-feira, maio 11, 2007

530.ª etapa


O "CASO" UNIBET.COM

Tenho lido "desabafos" de vários amantes da modalidade que, sem pensarem no que dizem, se insurgem contra o veto, nomeadamente da francesa ASO, à formação belga Unibet.com.

Não são mais, creio, que manifestações apaixonadas de quem gosta de ciclismo, toma partido por uma equipa que pensa estar a ser descriminada mas, mais ou menos desonestamente, ignoram o fulcro da questão.

Em França, como noutros países - incluindo Portugal - está proíbida por Lei a publicidade a, neste caso, sítios na internet que promovem os chamados jogos de azar. O que é que, neste pequeno período de escrita não perceberam?

A Unibet.com já teve tempo mais do que suficiente para, pela sua parte, resolver a questão mas, o que a mim me parece, é que, sendo exactamente a publicidade o objectivo da empresa, esta está satisfeita com a que lhe tem sido feita ao longo destes meses. Muito mais do que se tivesse que esperar pelos resultados desportivos. E não acham que é por isso que nada fizeram ainda?

Chegou a ser anunciada a troca de nome, para as corridas em França e na Bélgica, por exemplo. Foi mesmo apresentado um equipamento em tudo diferente e ostentando um outro patrocinador. Mas se o facto de, sistematicamente serem notícia - por causa dos boicotes - até está a servir os seus intentos... que se danem os interesses dos corredores. A empresa está a atingir os seus objectivos.

Curiosamente esta equipa já se apresentou em Portugal, nomeadamente na Volta ao Algarve, desrespeitando as leis nacionais que, tal como em França, proíbem a publicidade a este tipo de organizações. Como somos um país de gente fixe... ninguém deu por isso.

Aliás, e para os mais ecletistas, temos um caso, na I Liga do futebol nacional em tudo semelhante. O Sporting de Braga tem um contrato com a similar Sportingbet.com e - pese embora a Liga tenha conseguido manter a BWin como patrocinadora - os bracarenses ainda hoje ostentam nas suas camisolas faixas horizontais azuis escuras no lugar onde deveria estar o nome do patrocinador. A Lei portuguesa não o permite.

Onde é que está então a dúvida? E porque é que a Unibet.com é sempre olhada como vítima?

Nem a Sportingbet.com, nem a Unibet.com - sítios na internet onde se pode apostar em quase tudo - nem, noutra variante, uma equipa que se chamasse Malboro, SG Gigante, Camel, Licor Beirão, Macieira ou Brandy Constantino seria também aceite uma vez - outra vez - porque a Lei portuguesa proíbe a publicidade ao tabaco e a bebidas alcoolócas!

Mas isto é - ou devia ser - do conhecimento público. Continuar a clamar a favor da formação belga é, apenas, teimosia. Ou ignorância. Ou as duas coisas. Não sei é como é que ela já correu este ano em Portugal!

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