segunda-feira, julho 02, 2007

633.ª etapa


A TRISTE REALIDADE...

Foi desconsoladoramente fraca a cobertura que os “desportivos” deram aos Campeonatos Nacionais, disputados este último fim-de-semana em Póvoa e Meadas (cronos) e Castelo de Vide (prova de fundo). Aliás, para quem só lê o Record será de todo novidade os nomes dos Campeões que não os de Elite. Nem uma linha, nem uma frase, sobre o desfecho dos mesmos nas outras categorias. Para quem só lê o Record, este fim-de-semana disputaram-se apenas duas corridas e Ricardo Martins é o novo Campeão de contra-relógio e Cândido Barbosa Campeão na corrida de fundo.

E pergunto-me, no próximo fim-de-semana (ainda por cima já com o Tour na estrada) será que as corridas de Júniores e Cadetes masculinos vão merecer algum noticiário? Dentro daquilo que me é permitido dizer… a Organização – a PAD/JL Sports – nem sequer pensou nisso. Espero, sinceramente, que o “desinteresse” não signifique aquilo que parece ser… os Nacionais são um “frete”!

O Jogo foi o jornal que, ainda assim – e menos seria inadmissível, enquanto “Jornal Oficial” da Organização –, proporcionou uma informação mais consistente. Pelo menos os Campeões mais… “velhos” – Elite e sub-23 (aqui só nos masculinos) – tiveram direito a uma foto. E a um pequeno texto.

A BOLA, sendo que a informação lá estava, nas classificações, em termos de texto veio tudo misturado. Mais ou menos “en passent”…
E tenho que deixar um lamento. Peço perdão a toda a gente que se sinta… “atacada” mas, uma vez mais, se minimizou o facto de os leitores das modalidades – seja qual for a modalidade – serem mais ou menos conhecedores. Logo, mais exigentes e, por acréscimo, críticos.

Mas nem é isso que interessa. O mais importante, e que foi puramente mandado às úrtigas, é a credibilidade da informação. Pensando – e aqui pode parecer que me contradigo, mas perceberão que não – nos leitores, por muito poucos que sejam, que param para ler uma página sobre Ciclismo e não estejam por dentro da modalidade… os “B.I.” apresentados roçam o ridículo.

E reforço, é um tremendo erro jornalístico se se parte do princípio que se está a escrever para “analfabetos”, porque toda a gente sabe que nem o percurso desportivo do Ricardo Martins começou na Riberalves-Alcobaça (ele até foi Campeão Nacional nas categorias mais jovens), nem o de Cândido Barbosa acabou na... Siper-F. Mota, em 1995.

E os últimos 12 anos?
E quem é que não sabe que o Cândido correu numa das mais fortes equipas internacionais, a espanhola Banesto?

Uma palavra para a Rádio Clube de Matosinhos (um abraço, Márcio!), foi através dela que tive aquele que pode ter sido o “momento” desta primeira parte dos Nacionais. Será acessório, não o discuto e aqui nem aponto nada aos jornais… é que há momentos que “são” da rádio. Foi quando o Márcio Santos entrevistou… quem estava maias à mão (também é verdade), mas deu-nos um Gilberto Sampaio emocionado, quase se “ouviam” os olhos a ameaçar derramar uma lagriminha malandra e dizendo aquilo que deveria ter sido aproveitado. Disse ele, para além do “estar muito feliz, blá, blá, blá…” que “ainda ontem [sábado] fiquei extremamente emocionado ao ver o meu tio no pódio… e hoje [domingo] vou estar eu".

O Gilberto é filho de João Sampaio (também foi corredor), irmão de Joaquim Sampaio que, aos 37 anos de idade ainda foi medalha de bronze no crono. Onze anos separam os dois.

Uma família de corredores de sucesso. Manuel Abreu - que, infelizmente, já não está entre nós -, irmão de Joaquim e João, foi um corredor enorme, também ele Campeão Nacional e segundo classificado na Volta a Portugal em 1992, terceiro em 1996 e quarto, em 1994.

Mas, para memória futura, aqui fica a lista dos Campeões, e seus lugares tenentes, apurados este fim-de-semana.

OS NOVOS CAMPEÕES NACIONAIS PORTUGUESES
Elites Masculinos
Fundo
1.º, CÂNDIDO BARBOSA (LSE)
2.º, Gilberto Sampaio (ASC)
3.º, Pedro Cardoso (MAI)
Contra-relógio
1.º, RICARDO MARTINS (FRM)
2.º, José Azevedo (SLB)
3.º, Joaquim Sampaio (RIB)
Sub-23 Masculinos
Fundo
1.º, VÍTOR RODRIGUES (LSE)
2.º, Alcides Almeida (SMF)
3.º, Bruno Pinto (SVV)
Contra-relógio
1.º, TIAGO MACHADO (RIB)
2.º, Cláudio Apolo (DUJ)
3.º, Rui Costa (SLB)
Elites Femininos
Fundo
1.ª IRINA COELHO (ATT)
2.ª, Isabel Caetano (SPL)
3.ª, Ana Rita Vigário (ATT)
Contra-relógio
1.ª, ISABEL CAETANO (SPL)
2.ª, Ana Rita Vicário (ATT)
3.ª, Ester Alves (SPL)
Júniores Femininos
Fundo
1.ª, CATARINA ANASTÁCIO (ATT)
2.ª, Sandra Pinto (SPL)
3.ª, Joana Barbosa (SPL)
Cadetes Femininos
Fundo
1.ª, CATARINA BORGES (ATT)
2.ª, Rita Moreira (ATT)
3.ª, Rita Barriga (BCB)

Legenda: LSE – Liberty Seguros; ASC – Vitória-ASC; MAI – LA-MSS-Maia; SLB - Benfica; RIB - Riberalves-Boavista; DUJ - DUJA-Tavira; SMF – E. Leclerc-Santa Maria da Feira- São João de Vêr; SVV – Sintra-Viveiros Vítor Rodrigues; ATT – Antarte-BiciCastro; SPL – SPOL-Caixanova/Alfena; BCB – Bike Clube S. Brás

Sem comentários: