sábado, julho 07, 2007

639.ª etapa


MAS HÁ ALGUMAS DIFERENÇAS, NÃO HÁ?

O que toda a gente diz:
O Ciclismo está podre. Cada vez é mais difícil acreditar nesta modalidade.

O que (muito) pouca gente diz:
Tráfico humano no futebol português
Antoine, 19 anos, senegalês, chegou a Portugal para jogar futebol. Um empresário prometeu-lhe uma oportunidade, uma vida nova. Nunca a teve! Foi abandonado e se hoje não é marginal deve-o a um amigo que lhe vai dando dinheiro para sobreviver.
Leia na edição de
A BOLA deste sábado a primeira de três reportagens que mostram o outro lado do futebol. O dos jovens que partem em busca de um sonho e apenas encontram o pesadelo.

2 comentários:

Antonio Dias disse...

Manuel, desculpa lá, mas não podes dar uma no cravo e outra na ferradura. Essa atitude de mascarar os (graves) problemas do ciclismo com outros (graves) problemas de outras modalidades, não me parece correcta. Aliás, com o mal dos outros posso eu bem, afinal.

mzmadeira disse...

Mascarar > verbo transitivo > Vestir alguém com trajo de máscara./Cobrir o rosto com máscara./Dar aparência falsa a...; disfarçar, dissimular ("in" Grande Dicionário da Língua Portuguesa).

Quando muito, António, poder-me-ias acudar de tentar deviar as atenções. O que eu quero vincar é que "há 'podres' para além do Ciclismo", não que este não viva um período inquietante.

Exemplo: a semana passada li que dois jovens da equipa júnior do C Porto (em futebol, claro) foram suspensos pela FPC devido a controlos anti-doping positivos. O assunto nasceu e morreu numa notícia de 1000 caracteres.

Ainda não há tanto tempo assim, toda a estrutura dirigente do Benfica se levantou, indignada, em defesa dos seus atletas no futebol, no basquete e no râguebi, apanhados pelos controlos anti-doping. Impossíveis de negar.
Quase ao mesmo tempo que um Corredor que defendia exactamente o mesmo emblema foi liminarmente despedido.

Umas vezes produzo aqui opinião, outras... constato factos.
Tenta perceber quando se trata de uma coisa ou da outra...

Abraço,
MJM