quarta-feira, julho 25, 2007

712.ª etapa


A ÁRVORE E A FLORESTA

Voltei atrás porque resolvi transcrever para aqui o comentário que deixei ao artigo da S.

Aqui lê-se melhor. Há mais gente a ler. Talvez percebam a estória que está por trás desta... história. Espero, sinceramente, que sim. Também eu estou desolado com os acontecimentos de ontem à tarde. Não posso é teimar em esconder a floresta atrás da árvore.


É! S.,... as pessoas declaram-se amantes do "Circo" mas no fundo, no fundo... e cada um rebusca o mais trabalhado dos argumentos... odeiam os "palhaços".

Sempre se riram a bandeiras despregadas dos valentes trambolhões que os pobres sempre deram para que eles... rissem. Um dia havia de chegar em que, já mais espigadotes, perceberiam que o estalo (sempre sublinhado por um frenético bater de "pratos" na "orquestra") não era estalo a valer. Que os tropeções que os faziam... (ok, eu escrevo) mijar a rir, eram também a fingir.
Fazia parte do número.

E deixaram de gostar de ir ao Circo.

Choram agora os "palhaços", que já não têm público. Mas choram também os trapezistas, os "homens-orquestra" que tocavam dez instrumentos ao mesmo tempo. Choram os domadores de leões. Choram os contorcionistas. Chora o Circo.

Porque, quando descobriram que as "palhaçadas" eram a fingir... deixaram de ir ao Circo. E o Circo acabará por fechar.

Mas os trapezistas, os "homens-orquestra", os contorcionistas, os engolidores de fogo, os domadores de feras... a MAIORIA dos artistas do Circo nunca fingiram.

Abraçaram aquela vida de alma e coração. Muitos nasceram debaixo do chapitô.
Não sabem fazer mais nada. Falharam a escola, falharam a juventude.
Tudo por amor à causa. Um verdadeiro amor. Uma paixão.

E porque os antigos amantes do Circo deixaram de achar graça aos palhaços... ignorando todo o trabalho de todos os outros artistas, artistas verdadeiros, puros... levaram o Circo a ter que encarar um futuro sombrio. Provavelmente a morte.

Que será do futuro dos que nunca fingiram?
Dos que fazem o que fazem por amor. Por devoção...

Será justo olhar para o Circo apenas sob a perspectiva das pantominas dos palhaços?

Sem comentários: