terça-feira, julho 10, 2007

647.ª etapa


NÃO!... NÃO E NÃO!
ÀS FOGUEIRAS DE UMA NOVA INQUISIÇÃO

Roberto Heras, o espanhol que mais adeptos arregimentou para o ciclismo espanhol - depois da saída de cena de Miguel Induráin - está a terminar o seu castigo de dois anos e já se sabe que tem um convite (ou mais do que isso?) da Relax-GAM para que seja corredor da equipa madrilista na próxima temporada.

A primeira reacção que ouvi, a este respeito, foi a típica dos... que se acham puros.

"O quê? Depois de Mancebo, Sevilla, Santi Perez e companhia... ainda mais o Heras?"

Que raio! Então, mesmo que apanhados, logo... condenados e cumpridas as penas, aos Corredores não se lhes pode dar uma segunda oportunidade?
Mas por que raio?
É uma sociedade sem valores, esta em que vivemos.

Mas o que mais custa aceitar é que, quando cada vez mais... há menos gente que não tenha (pelo menos) tentado enganar... sei lá, o Fisco é um bom exemplo, com "prestações de serviços" seja a recibos verdes, seja - com a ajuda de um ou dois bons amigos - com pagamentos "por baixo da mesa" se arvore em juiz e clame, para além da pena que, quem caiu em erro já pagou, com a tentativa de "varrer" definitivamente quem errou e pagou.
A Relax-GAM foi considerada "non grata" pela organização da Vuelta.
Tinham que escolher e a oferta era menor que a procura.
Não me chocou a escolha.

Mas aplaudo a decisão - aliás já tomada o ano passado, em relação à Comunitat Valenciana - da organização da Volta a Portugal ao convidar, ou ao ter aceite a candidatura da Relax.
A PAD/João Lagos Sports está a dar uma lição aos demais organizadores.
E eu fico extremamente contente com isso.

Não somos todos juízes, como muitos gostariam que fossemos.
Nem temos todos, à mão, a permissa de julgar terceiros.

A Comunitat Valenciana - que por acaso até ganhou a Volta - apresentava-se... marcada?
A Relax é olhade de soslaio só porque se está a apresentar como única tábua de salvação para bons profissionais - eu repito, para os que têm alguma dificuldade em enteder: BONS PROFISSIONAIS (o que significa que puseram os interesses das suas equipas à frente dos seus próprios interesses, ou acham que o Heras tomou... o que quer que tenha tomado, à revelia do senhor Manolo Sáiz, que é como quem diz, à revelia da estrutura da equipa? -, se calhar... por sacristãos que presumem saber mais da missa que o cura da aldeia!

E se saio na frente, porque ainda não li nada sobre isto, e em defesa da Relax, que nos proporciona ter, por exemplo, o Paco Mancebo, quem sabe... o Oscar Sevilla na Volta a Portugal, é porque acho (aliás, todos sabem isso...) primeiro, se não foram ainda condenados são obrigatoriamente inocentes... Se já o foram e cumpriram a sua pena... quem é que se julga capaz de negar uma segunda oportunidade a quem quer que seja?

Sem comentários: