domingo, julho 29, 2007

723.ª etapa


“CONTANDO” A 5.ª…
OU A 6.ª VITÓRIA ESPANHOLA NO TOUR?

E pronto! Chegou ao fim o Tour que estava fadado para ficar na história pelo facto de os Corredores terem sido obrigados a assinar uma Carta de Ética que, a estas horas, já deve ser órfã. Pelo menos abandonada pelos “pais”.
(Mas parece que há muita gente que a quer adoptar...)

Vamos esperar uns dias mais, que tenho praticamente a certeza de que tudo o que aconteceu nesta última semana virá a ter consequências.

Lembram-se do que aqui transcrevi, de uma opinião de Johan Bruyneel, há alguns dias atrás?

Mas seria extremamente injusto que o triunfo do jovem – 24 anos – Alberto Contador (descoberta de Manolo Sáiz que terá muitos defeitos mas percebe de Ciclismo) fosse, propositadamente, manchado.
Não foi, em definitivo não foi ele, o responsável por nada do que aconteceu.
E assim se tornou hoje no 5.º – ou será o 6.º? – espanhol a vencer a Grande Boucle.

Tudo começou em 1959, com o triunfo de Federico Bahamontes, a “Águia de Toledo”;
depois teve que se esperar 14 anos, até que Luís Ocaña lhe sucedesse;
depois… mais 15, até Perico Delgado voltar a levar a vitória para Espanha, mas aí já estava em rodagem o campeoníssimo navarro Miguel Induráin que limpou a corrida entre 1991 e 1995, tendo-se tornado no primeiro Corredor a vencer CINCO Tours consecutivos.
E passaram mais 12 anos até hoje.

Contador tinha apenas 12 anos, quando Induraín venceu o quinto dos seus Tours.

Alberto Contador é, oficialmente, o quinto espanhol a ganhar, mas ainda falta saber se a Oscar Pereiro lhe vai ser ou não creditado o triunfo da corrida de 2006.

Comparando a morosidade em relação à decisão quanto a quem venceu o ano passado, com a celeridade com que este ano se mandou para casa – sem quaisquer motivos palpáveis para isso – aquele que, na altura, era praticamente o virtual vencedor, é algo que me confunde…

Sem comentários: