domingo, julho 15, 2007

656.ª etapa


SÓ HÁ UMA MANEIRA DE AJUDAR: ASSINANDO!

Meus caros amigos, antes de mais, peço-vos que tenham um pouco de paciência em relação a mim. A vida é feita de altos e baixos e nem sempre estamos preparados para os baixos…
Assunto deste post:
o novo projecto de lançamento de um Jornal inteiramente dedicado ao Ciclismo.

Na última meia dúzia de anos – mais três, menos quatro - será a quarta tentativa para que os VERDADEIRAMENTE amantes da modalidade possam ter algo onde, de certeza, terão notícias de ciclismo.

Falo do Mundo do Ciclismo (Guita Júnior), da Super Ciclismo (Maria João Gouveia), do Anuário (Fernando Petronilho)… todos morreram, adivinhem porquê…
Porque os adeptos do Ciclismo não corresponderam com essa sua paixão às necessidades mínimas de quem se mete nisto de editar jornais (ou revistas).

Se não houver quem compre… não há dinheiro.

Embora undercover, lá vou lendo o que se escreve no Cyclolusitano - Rui e António, ao fim destes anos todos acho que a situação do Forúm do Cyclolusitano está a chegar ao fundo.

A solução, acho eu, é a de apagar aquilo tudo e recomeçar com registos sérios… um pessoa um nome, nada de nicks…; já há espaços mais do que suficientes para quem quer brincar ao Ciclismo e, por favor, não me deixem morrer o Cyclolusitano – mas dizia eu, aproveitando o Cyclolusitano (o que ainda significa que é o sítio mais reconhecido), o José Carlos Gomes anunciou o lançamento de um novo Jornal.

Eu sei bem como isto se faz… a esta altura a “entrada” de publicidade deve estar, ela por ela, semelhante ao custo de produção do jornal.
O que justifica a opção de o distribuir gratuitamente. É um bom desafio aos patrocinadores e uma inequívoca prova de confiança da parte destes.

Mas vamos lá a ver… perdoem-me, uma vez mais, as minhas comparações meio aparvalhadas.
Se há uma corrida no Minho… o jornal será distribuído gratuitamente no Minho.
Nas localidades por onde passar a corrida.
E o resto do País?
E o resto dos aficionados?, os do Algarve, os do Alentejo, os da Grande Lisboa…

MAS É EVIDENTE que a empresa criada NÃO SE PODE DAR AO LUXO de contratar uma destribuidora, para levar 30… 20 jornais, para Loulé, ou para a Malveira; para o Redondo ou para Montemor-o-Velho… vocês nem sabem quanto isso custa. Levar 20 jornais para Loulé e vender… dois.

Aplaudo aqui, uma vez mais, a coragem dos promotores do Jornal de Ciclismo. E é tão fácil perceber que, distribuição gratuíta à parte, o projecto não sobrevirá sem o apoio EM MASSA dos VERDADEIROS adeptos do Ciclismo que… assinem o jornal.
Caramba! Se somos adeptos da modalidade, se queremos saber notícias… alguém que me explique o porquê da dúvida em assinar o jornal se, ainda por cima, nos irá cair na caixa do correio a um preço quase simbólico?

Leio, noutro sítio na internet, o esgrimir de argumentos entre dois nicks – o que, confesso, me aborrece solenemente. Porque é que não se assumem com os seus próprios nomes? – onde um, aparemtemente, se mostra disponível para assinar o Jornal, provavemente nem o fará, e outro que diz esta coisa indiscritível: “Se é para alguns terem o jornal de borla, eu não vou assinar.”

Vocês todos já perceberam que, mais dia , menos dia, o VeloLuso avançará para uma pégina net, em vez de ser apenas um simples blog. Gente deste calibre, que se diz gostar muito de ciclismo mas não está disponível para ajudar quem arrisca tudo num projecto deste tipo… não terá qualquer hipótes de lá entrar. Nem que seja só eu a escrever.

Aquilo que um dado “Armando” escreveu é ridiculo, abaixo de cachorro vadio.
Até comprava - comprava? Grande mentira!!!! – se o jornal aparecesse nos quiosques. Mas não assina porque assinando vai pagar o mesmo produto quer outros poderão vir a ter de borla.

Não vou esticar mais este artigo.

O José Carlos Gomes tem o seu próprio Blog a partir do qual, com certeza, vai tentar publicitar a nova publicação – Zé, conta comigo, o espaço do VeloLuso está aberto para apoiar a vossa iniciativa, da melhor maneira que puder – mas, como em tudo o resto, os adeptos do ciclismo são, genericamente – o que quer dizer que não estou a apontrar o dedo a ninguém em especial -, como dizer… conhecem a figura do eunuco? É isso.

Até serão capazes de “comer com os olhos”, mas demitem-se automaticamente de qualquer hipótese de uma relação de facto. E as desculpas não pegam.

Vergonha, então, para o tal “Armando”. E para todos os que pensam como ele.
Não teria que o dizer, mas o cheque com o valor da assinatura do novo jornal, em meu nome, já está a caminho de Rio Tinto.

2 comentários:

José Carlos Gomes disse...

Como é óbvio, fico feliz com a sua disponibilidade para nos ajudar a divulgar o jornal. E agradeço esse apoio.

José Carlos Gomes disse...

O número 1 do Jornal Ciclismo começa a ser enviado aos assinantes na próxima quinta-feira e tem a sua primeira distribuição em massa no sábado e no domingo, durante o Prémio Gondomar Coração de Ouro, última corrida profissional antes da Volta a Portugal.

Destaques da edição número 1:

- José Azevedo em grande entrevista
- Reportagem no Troféu Joaquim Agostinho e nos campeonatos nacionais
- Antevisão da Volta a Portugal
- Antevisão da Volta do Futuro
- Antevisão da Volta a Portugal de juniores
- Suplemento ANECP: apresentação das 9 equipas profissionais e do Prémio Gondomar Coração de Ouro
- Cadetes portugueses vencem prova internacional de BTT (cross country)