segunda-feira, julho 09, 2007

645.ª etapa


APRESENTAÇÃO DA VOLTA A PORTUGAL

É hoje a apresentação da póxima edição da Volta a Portugal e, antes de tudo, quero agradecer à Organização o simpático convite que me enviaram. Não vou poder estar. Ninguém tem mais pena do que eu...

Uma vez mais, o traçado agrada-me. O Joaquim Gomes tem vindo a tentar desenhar percursos que possam agradar à maioria - porque nunca se pode agradar a todos - e, uma vez mais, ficou muito perto da perfeição.

O regresso da chegada à Torre aplaudo-o a mãos ambas, e há aquela surpresazinha da chegada a Santo Tirso que não será bem na cidade, mas que nos vai oferecer uma chegada nova e, pelo que jé li, uma chegada nada fácil.

Vai levar ao fraccionamento do pelotão mas se este, como é mais do que previsível, chegar mais ou menos junto ao início da subida final, as diferenças entre os principais candidatos serão mínimas.

Segundo o sítio Ciclismo Digital, são estas as etapas, aliás... são mesmo estas as etapas, uma vez que a própria organização já o confirmou em anúncio de página inteira que saiu num dos "desportivos" de Lisboa, integrada num destacável da responsabilidade da João Lagos Sports.

Havia, no início, uma dúvida. Seria o prólogo um crono colectivo ou individual? Dúvida académica e facilmente desfeita com a leitura dos regulamentos.

O Prólogo TEM de ser um crono individual. Mas a leitura dos regulamentos parece-me ter vindo a ser bastante... ampla, até porque eu já assisti, presencialmente, a prólogos da Vuelta que foram... cronos colectivos.

Outros zumbidos que se fizeram sentir avançaram com a possibilidade de ser um crono individual, sim, mas por séries. Um zig-zag que - outra vez - contorna o regulamento, uma vez que não está previsto. Mas também não o exclui. Mas é justificável se o perímetro não der para ter todos os concorrentes na estrada dentro do limite máximo de tempo previsto (um minuto entre cada corredor, para a partida).

Vamos esperar mais umas horas para ver.
Mas, pela primeira vez, aqui fica o traçado avançado pelo Ciclismo Digital:

4/8: Prólogo: Portimão - Portimão
5/8: 1.ª etapa: Portimão - Beja
6/8: 2.ª etapa: Vila Viçosa - Castelo Branco
7/8: 3.ª etapa: Idanha-a-Nova - Gouveia
8/8: 4.ª etapa: Guarda - Santo Tirso
9/8: 5.ª etapa: Felgueiras - Fafe
10/8: Descanso
11/8: 6.ª etapa: Celorico de Basto - Sr.ª da Graça
12/8: 7.ª etapa: Lixa - Gondomar
13/8: 8.ª etapa: Aveiro - São João da Madeira
14/8: 9.ª etapa: Oliveira do Bairro - alto da Torre
15/8: 10.ª etapa: Viseu - Viseu (cr-individual)
.

Por mim, este traçado é, outra vez, bastante competitivo e tem tudo para proporcionar um grande espectáculo. Que é o que o público quer.

O resto... são meros exercícios académicos onde cada um puxa a brasa à sua sardinha.

Sem comentários: