segunda-feira, julho 30, 2007

729.ª etapa


ASTANA "DESPEDE" VINOKOUROV

É uma das notícias do dia. A Astana... suíça, despede o Vinokourov.
É fogo de vista.

A Astana foi "matriculada" como equipa suíça porque este país tinha um lugar licensiável, que era o da Phonak. E era o mais fácil.., ou se calhar o único, caminho para manter uma equipa com um sponsor garantido, no ProTour.

E toda a estrutura foi entregue nas mãos de Marc Biver. Manolo Sáiz fora aniquilado.

Mas, e como as gentes do ciclismo sabem, o ambiente no seio desta equipa nunca foi o melhor. Biver apressou-se a contratar o alemão Andreas Kloeden sem esconder que poderia ser ele o seu trunfo para a Tour. Ora, a Astana - nome genérico, que é o nome da moderna capital do cazaquistão, construída de raíz - é, sempre foi, suportada pelos tycons cazaques.

Que vão querer manter este suporte publicitário que é o ciclismo.

Notícia que, muito provavelmente os OCS vão deixar escapar, Marc Biver vai ser mandado tratar da sua vidinha e, mesmo sem Vinokourov - mas sem desistirem das morosas e indecifráveis lutas em tribunal - os reais donos da Astana não vão deixar acabar a equipa.

Primeiro, e isso já está por demais evidente, vão obrigar, seja a ASO, seja a UCI, seja a AMA, seja lá quem fôr... a suar bastante antes de... afastarem, de facto, Vinokourov. Vão usar tudo o que puderem. E, a verdade, é que nenhuma destas entidades se viu ainda livre de Floyd Landis... (basta ter dinheiro e arranjar uma boa empresa de advogados!)

Mas, e independentemente de tudo isto, há outros corredores cazaques que até podem "segurar" a equipa durante um ano ou dois... mesmo sem Vinokourov. Equipa que virá, definitivamente, a ser registada no Cazaquistão...

Digamos que o "despedimento" de Vinokourov foi o ultimo acto de gestão de Marc Biver.
Isso sim.

E o corredor cazaque "corre o risco" de estar de volta ao pelotão muito mais depressa que o director suíço. Não tenham muitas dúvidas.

Isto tudo só para dizer que, com mais algum tempo e muitos petro-rublos (ou lá o que seja) a Astana não corre o mínimo risco de desaparecer.

Até porque, e dizer isto é practicamente o mesmo que chover no molhado, em Aigle, na sede da UCI... o que manda, que manda mesmo, sem esquesitices... mesmo que não seja o rublo, é o seu equivalente em dólares. Ou francos suíços.

Por isso... desenganem-se os que acham que são os "anjos" de um qualquer deus...
... vai haver Astana sim. Falta é saber se com, ou sem, Vinokourov.

Entretanto, o Biver passou à história.

Sem comentários: