terça-feira, outubro 03, 2006

245.ª etapa


MAIA PREPARA-SE PARA AS CHEGADAS COMPACTAS E CONTRATA BRUNO NEVES


Depois de em 2005, e com o russo Alexey Markov, a Maia-Milaneza ter conseguido, a contento, pode dizer-se, substituir o catalão Angel Edo – um dos melhores sprinters de sempre que passou pelo pelotão português –, e de, este ano, ter tido que entregar essa difícil disciplina, que é o de discutir uma chegada em grupo, ao ainda muito jovem Bruno Lima, a equipa orientada por Manuel Zeferino acaba de garantir, para 2007, o concurso de Bruno Neves (ex-Madeinox), um dos poucos corredores portugueses que conseguiu, nos dois últimos anos, bater, por exemplo, Cândido Barbosa, ainda uma referência no que concerne às chegadas em pelotão.

Bruno Neves, de 25 anos, completados há menos de um mês, apareceu na alta-roda do ciclismo nacional ainda ao serviço da ASC-Vila do Conde tendo passado depois para a Madeinox. O ano passado, e quando “escaldava” a luta na Volta a Portugal, entre Cândido Barbosa e Vladimir Efimkin, com o corredor da Liberty a conseguir todos os dias ganhar segundos aos russo, Bruno Neves ganhou, claramente, a etapa que terminou em São João da Madeira.

Este ano não foi um bom ano para Bruno Neves, pese embora tenha começado da melhor maneira com o triunfo na Prova de Abertura/Troféu RDP-Algarve. Depois disso… só uma vitória, no 2.º sector da 2.ª etapa da 1.ª Volta ao Sotavento Algarvio. Curiosamente, tantas vitórias na temporada quantas as conquistadas pelo homónimo Lima que ganhou duas etapas para a Maia-Milaneza: a primeira, na mesma Volta ao Sotavento, e a 3.ª no 28.º Grande Prémio Abimota. Bruno Lima que ainda não tem acertada com a equipa da Maia a sua continuidade para 2007.

Mas o novo reforço da LA Alumínios-Milaneza conseguiu, no baixar do pano da temporada, um resultado de destaque: ganhou a camisola verde (classificação por pontos) da Volta a França do Futuro, ao serviço da Selecção Nacional (foto).

Bruno Neves é o terceiro reforço conseguido por Zeferino, depois de garantidas as contratações de Cláudio Faria – que também transita da Madeinox – e de Vítor Carvalho (ex-Vitória-ASC).

Como António Amorim também ainda não está certo na equipa de 2007, Manuel Zeferino conta, neste momento, com 9 corredores. Não chega, pois a partir da próxima temporada o mínimo de corredores aceite pela FPC para inscrever uma equipa é de dez. Indefinidas estão, como referi, as situações de Bruno Lima e António Amorim, sendo que a “nova” LA Alumínios-Milaneza pode ainda estar no mercado à procura de um reforço… mais sonante. Um homem para ganhar a Volta a Portugal, por exemplo…

Sem comentários: