sexta-feira, outubro 20, 2006

278.ª etapa


NÃO GANHAM MUITO, NÃO!...


Nestes dois últimos dias tenho recebido, quer mensagens particulares, quer telefonemas de, não muita, muita gente... mas de algumas pessoas só me questionavam se, por acaso, eu estaria de acordo com os números que deixei alguns artigos atrás, quando aqui falei do pressuposto (é um jogo de palavras...) orçamento mínimo para pôr uma equipa - Profissional - na estrada.

Ok... explico o "jogo de palavras"... é que pressupuesto é a palavra espanhola para orçamento!

Estou. Até porque acho que os corredores são bastante mal pagos, em Portugal e não só.
Recordo que as contas da Meta2Mil apontavam para um ordenado anual de 27.000 euros, para um corredor já profisional; e de 21.500 euros para um neo-profissional.

Mas pensei... "isto há-de estar definido nos regulamentos da própria FPC", e fui verificar.
Assim, no Capítulo XVI, ponto 2.16.052, artigo 3.º, lá está...

«1. O corredor tem direito a um salário bruto de...
Esse salário não pode ser inferior ao montante mais elevado das duas importâncias seguintes:
a) O salário mínimo legal do país da nacionalidade da equipa...
b) 23.000 € (20.000 € para um neo-profissional)»

Desgraçadamente, o salário mínimo nacional fica abaixo dos 1.916,66666... €/mês, pelo que esta alínea anula a anterior, e é este, pelos regulamentos, o ordenado/mês mínimo para um profissional.

Já no que diz respeito às equipas apenas Continentais, no mesmo capítulo, mas sob o ponto 1.17.047, artigo 3.º, se diz: «... O corredor tem direito a uma remuneração mensal que não pode ser inferior a 1000,00 €/mês.»
200 contitos/mês!

Quantos foram, na época finda, os corredores que auferiram tal ordenado? Menos dos que a totalidade? Então houve gente que não cumpriu o regulamentado!
Não tenho mais nada a dizer sobre este assunto.

Para já. Porque tenho a promessa de vir a saber o que foi que os corredores prepararam para ser aprovado amanhã, sábado, na AG da federação...

Sem comentários: