sexta-feira, outubro 06, 2006

252.ª etapa


PASSEM ESTA MENSAGEM: A REALIDADE É DIFERENTE DA DO CICLISMO DE ESTRADA

O ciclismo de estrada é demasiado duro para cativar a geração presente. Não tenho dúvidas… Os jovens que optam por esta modalidade não podem sair com os amigos à noite, têm de fazer 100/120/150 quilómetros por dia, às vezes sozinhos, sem um objectivo real porque podem fazer isso tudo e, ainda assim, não serem escolhidos pelos seus DD para as corridas. E vão ter que fazer isso dia-após-dia-após-dia. Têm que encontrar terrenos de montanha para subir… têm de simular contra-relógios lutando consigo próprios. Têm que estar na estrada quer faça sol quer faça chuva. Com 30 ou 5 graus de temperatura do ar…

E se o que pedíssemos a estes jovens fosse… rolar numa pista? Ok, em Portugal, e as que há, são ao ar livre. A temperatura é a mesma mas… não têm que subir trilhos de montanha, não têm que tentar seguir um carro a 60 à hora numa estrada cheia de trânsito…

Nada disso. Têm 250 metros de perímetro de piso mais ou menos bom para mostrarem que são bons no sprint, que são inteligentes nas corridas por séries, que são resistentes nas de resistência…

Uma pista – o balneário ali ao lado –, uma dúzia de adversários (na pista são todos adversários, o que potencia a vontade de ser melhor que os outros), duas horas de treino…

Não vêem a diferença que há para o Ciclismo de estrada?

Não há que se preparar para depois servir “apenas” de aguadeiro… é o melhor que ganha. E o melhor encontra-se após cada uma das sessões de treino.

Não conseguem ver nisto um desafio para a realidade que vivemos, em todos os aspectos? No dia a dia?

Ser melhor que o colega de turma em matemática não é fácil que ele “marra” muito… mas, e se o conseguisse bater na pista?

Portugal só produziu um campeão no ciclismo de estrada. Agostinho não vai haver mais nenhum. Mas porque é que não tentamos chamar os jovens à pista?

Não! Pôr o José Azevedo a correr numa pista para ver se atraía jovens para esta vertente do ciclismo é tão descabido como por a Fernanda Ribeiro a lançar o dardo ou o disco num estádio qualquer.

Caramba!, é preciso começar de raiz? Então comecemos. Como se começa? Mostrem filmes aos jovens nas escolas. Até eu, confesso defensor que o ciclismo é o de estrada me rendo às transmissões da EuroSport das provas de pista…

Primeiro passo: reabilitem as pistas existentes
Segundo passo: mostrem nas escolas como, individualmente (a nossa sociedade é individualista!) se pode mostrar que se é melhor que o vizinho…

Terceiro passo: Não hesitem em levar lá fora os nossos melhores. Este ano serão, provavelmente, os piores de todos… mas só a ideia de que se pode ir lá fora representando Portugal incentivará os demais. E ano a ano teremos melhores pistards… até que um dia um vai ganhar uma medalha.

A partir daí… é fazer aquilo que não se fez com a conquista de uma medalha de prata nuns Jogos Olímpicos… é mostrar o campeão a todos os demais jovens e fazê-los sentir que… também seriam capazes se tivessem condições. Depois… é criar-lhe as condições…

Sem comentários: