sexta-feira, outubro 27, 2006

296.ª etapa


"RELENDO" A SONDAGEM DE A BOLA

Ontem fui traído pelo Blogger que, de repente, entrou e manutenção, ou lá o que foi, e o artigo que estava a escrever directamente na página… evaporou-se. Acontece.
Estava a voltar à sondagem feita por A BOLA.

Perdoar-me-ão todos os que votaram no Hóquei em Patins mas aquele resultado não me “cheira”. Certo que, dentro das modalidades disputadas em campeonato, o Hóquei é, n’A BOLA, a única da qual damos os resultados da II Divisão – o que abre consideravelmente o leque de interessados – mas, ainda assim, conseguir um resultado, em votos, que é 54% superior à segunda escolha – a diferença entre os que votaram Hóquei e os que escolheram os desportos motorizados foi de 130 (!). Este número ganharia o 6.º lugar naquela sondagem, ficando à frente do ténis, atletismo, râguebi, vólei e radicais.
Portanto, mais do que o 1.º lugar, são os números conseguidos pelo hóquei que me fazem desconfiar. Não houve batota, porque o sistema só permitia um voto/pessoa, mas houve um claro arregimentamento de pessoas para darem corpo à vontade de verem a sua disciplina preferida bem colocada na sondagem. Conseguiram-no.

Com tão clara vantagem para o hóquei, parti para outro exercício. Refazer as contas deixando os seus resultados de fora.
Como se vê no gráfico, o Ciclismo ficaria muito mais perto das duas modalidades que o antecedem.
Entretanto, e como eu sei bem como as coisas funcionam em termos do jornal, avanço ainda com um novo exercício.
Em relação a algumas modalidades existe – no jornal – uma clara distribuição nacional/internacional. Assim, se no andebol 99,9% do noticiário é nacional (é residual a informação sobre a modalidade além fronteiras), já noutras não é assim.
A começar pelo Ciclismo. Digamos que metade do noticiário sobre Ciclismo é de carácter internacional, com as Três Grandes (Giro, Vuelta e Tour) à cabeça. Retiremos, então, metade dos votos conseguidos e passamos a ter 101 votos no Ciclismo.
No atletismo, e porque temos quase sempre representações nacionais nas grandes provas internacionais, digamos que apenas 10% do noticiário é mesmo referente apenas a eventos internacionais, sem portugueses.
O atletismo teria portanto, no fim do desdobramento entre noticiário nacional e internacional, 103 votos no exclusivamente nacional.
O basquetebol tem sempre uma boa cobertura nacional mas, e se por dedução, pensássemos que a influência da NBA na votação – até porque dá quase todos os dias na TV, embora de madrugada – seria responsável por 50% dos votos. Tal como no ciclismo e no que respeita ao noticiário exclusivamente internacional. O basquete ficava com 115 votos só para os eventos nacionais.
Já nos motores, é enorme a diferença de noticiário entre o nacional e o internacional, com a Fórmula 1 e o Mundial de Ralis a ficarem com a grande fatia de informação. Diria… 90%. Assim, os automóveis/motos, no que se refere exclusivamente a noticiário nacional, não passariam dos 24 votos.

Pegando apenas nestas 5 modalidades e nestas contas que se refeririam apenas ao peso que o noticiário nacional teve na sondagem, ficaríamos com algo pomo se vê neste segundo gráfico.
É, como referi, apenas um exercício académico, que parte da experiência que tenho em relação à divisão e peso que cada modalidade tem n’A BOLA. Mas, como disse, a interpretação dos números de qualquer sondagem é quase ilimitada. E eu fiz apenas uma leitura pessoal.

2 comentários:

mzmadeira disse...

Aponte o Viking, UMA, só UMA notícia assinada por mim - nestes 17 anos - onde eu tenha posto a paixão (como lhe chama, e bem) à frente da razão.
UMA, Viking... UMA só...

Não tenho NADA a provar a NINGuÉM!...

Nuno Inácio disse...

Caro Manuel,
foi com espanto que verifiquei que respondes no teu blog a comentários cobardemente assinados com pseudonimos.
Se as pessoas não tem coragem para se identificarem porque carga de água é que tu tens de te dar ao trabalho de lhes responderes?
Um abraço