[Acordo Ortográfico] # SOU FRONTALMENTE CONTRA! (como dizia uma das mais emblemáticas actrizes portuguesas, já com 73 anos, "quem não sabe escrever Português... aprenda!») PORTUGUÊS DE PORTUGAL! NÃO ESCREVEREI, NUNCA, NUNCA, DE OUTRA FORMA!
sexta-feira, outubro 27, 2006
296.ª etapa
"RELENDO" A SONDAGEM DE A BOLA
Ontem fui traído pelo Blogger que, de repente, entrou e manutenção, ou lá o que foi, e o artigo que estava a escrever directamente na página… evaporou-se. Acontece.
Estava a voltar à sondagem feita por A BOLA.
Perdoar-me-ão todos os que votaram no Hóquei em Patins mas aquele resultado não me “cheira”. Certo que, dentro das modalidades disputadas em campeonato, o Hóquei é, n’A BOLA, a única da qual damos os resultados da II Divisão – o que abre consideravelmente o leque de interessados – mas, ainda assim, conseguir um resultado, em votos, que é 54% superior à segunda escolha – a diferença entre os que votaram Hóquei e os que escolheram os desportos motorizados foi de 130 (!). Este número ganharia o 6.º lugar naquela sondagem, ficando à frente do ténis, atletismo, râguebi, vólei e radicais.
Portanto, mais do que o 1.º lugar, são os números conseguidos pelo hóquei que me fazem desconfiar. Não houve batota, porque o sistema só permitia um voto/pessoa, mas houve um claro arregimentamento de pessoas para darem corpo à vontade de verem a sua disciplina preferida bem colocada na sondagem. Conseguiram-no.
Com tão clara vantagem para o hóquei, parti para outro exercício. Refazer as contas deixando os seus resultados de fora.
Como se vê no gráfico, o Ciclismo ficaria muito mais perto das duas modalidades que o antecedem.
Entretanto, e como eu sei bem como as coisas funcionam em termos do jornal, avanço ainda com um novo exercício.
Em relação a algumas modalidades existe – no jornal – uma clara distribuição nacional/internacional. Assim, se no andebol 99,9% do noticiário é nacional (é residual a informação sobre a modalidade além fronteiras), já noutras não é assim.
A começar pelo Ciclismo. Digamos que metade do noticiário sobre Ciclismo é de carácter internacional, com as Três Grandes (Giro, Vuelta e Tour) à cabeça. Retiremos, então, metade dos votos conseguidos e passamos a ter 101 votos no Ciclismo.
No atletismo, e porque temos quase sempre representações nacionais nas grandes provas internacionais, digamos que apenas 10% do noticiário é mesmo referente apenas a eventos internacionais, sem portugueses.
O atletismo teria portanto, no fim do desdobramento entre noticiário nacional e internacional, 103 votos no exclusivamente nacional.
O basquetebol tem sempre uma boa cobertura nacional mas, e se por dedução, pensássemos que a influência da NBA na votação – até porque dá quase todos os dias na TV, embora de madrugada – seria responsável por 50% dos votos. Tal como no ciclismo e no que respeita ao noticiário exclusivamente internacional. O basquete ficava com 115 votos só para os eventos nacionais.
Já nos motores, é enorme a diferença de noticiário entre o nacional e o internacional, com a Fórmula 1 e o Mundial de Ralis a ficarem com a grande fatia de informação. Diria… 90%. Assim, os automóveis/motos, no que se refere exclusivamente a noticiário nacional, não passariam dos 24 votos.
Pegando apenas nestas 5 modalidades e nestas contas que se refeririam apenas ao peso que o noticiário nacional teve na sondagem, ficaríamos com algo pomo se vê neste segundo gráfico.
É, como referi, apenas um exercício académico, que parte da experiência que tenho em relação à divisão e peso que cada modalidade tem n’A BOLA. Mas, como disse, a interpretação dos números de qualquer sondagem é quase ilimitada. E eu fiz apenas uma leitura pessoal.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Aponte o Viking, UMA, só UMA notícia assinada por mim - nestes 17 anos - onde eu tenha posto a paixão (como lhe chama, e bem) à frente da razão.
UMA, Viking... UMA só...
Não tenho NADA a provar a NINGuÉM!...
Caro Manuel,
foi com espanto que verifiquei que respondes no teu blog a comentários cobardemente assinados com pseudonimos.
Se as pessoas não tem coragem para se identificarem porque carga de água é que tu tens de te dar ao trabalho de lhes responderes?
Um abraço
Enviar um comentário