domingo, outubro 29, 2006

300.ª etapa


O PRIMEIRO DE QUANTOS ANOS? VOU ATÉ ONDE PUDER IR…

Completa-se hoje, 29 de Outubro, 1 ANO desde que nasceu o VeloLuso. Há muito que eu desejava ter um espaço meu para escrever sobre ciclismo, modalidade sobre a qual escrevo em jornais desde 1991, primeiro n’A CAPITAL – infelizmente já desaparecida – e depois, desde 2000, n’A BOLA.
Contudo, este espaço (aparentemente ilimitado) que a Internet me vinha a acenar era, cada dia que passava, mais apelativo. Fiz algumas tentativas, mas as minhas limitadas – para não dizer quase totalmente nulas – capacidades em termo do seu uso (da Internet) foram adiando aquilo que eu sentia ser inevitável.
Nem que tivesse que ir aprender informática!

Depois aparecem os Blogs (que eram, e são, “oferecidos” já formatados e tudo) e abriu-me finalmente a porta que me fez voltar à ideia de ter um espaço meu, no qual pudesse, sem que estivesse limitado no número de caracteres, escrever, escrever, escrever…
Que é do que gosto mesmo de fazer.

A ideia de criar um Blog foi crescendo e, depois de duas ou três tentativas, no início da madrugada do dia 29 de Outubro do ano passado “postava” os dois primeiros “artigos” que eram os primeiros passos de uma coisa que nem eu sabia muito bem no que haveria de dar.
Estava de férias. Poucos dias depois voltei ao trabalho e, naturalmente, foi lento o arranque. Mesmo quando, cerca de um mês depois, fui obrigado a recolher a casa com problemas de saúde, o VeloLuso nada ganhou com isso. As preocupações eram outras e bem mais absorventes.

Mas, alongando-se o perío de inactividade, a vontade de escrever começou a ser irresistível. E chegava Fevereiro. Começava a temporada de Ciclismo. E eu aqui fechado. Em 4 meses – que Outubro estava no fim, quando comecei –, até final de Fevereiro escrevi 26 artigos.
No mês de Março escrevi… 36!
Estava encontrada a melhor forma de passar os entendiantes dias. E escrever ajudou-me bastante a “matar” o tempo.

Entretanto, o que começara por ser apenas – e quase só – um lugar onde eu “descarregava” a minha vontade de escrever, passou a, pouco e pouco, a ser conhecido por mais e mais gente ligada ao ciclismo. Uns, com vontade de participarem – e fizeram-no – outros preferindo ir acumulando “engulhos”.
Sem os engolir – e também a isso não eram obrigados – mas também sem a coragem de vir aqui rebater ideias.
E fui sabendo que isto que eu criara para me manter entretido, crescia e ganhava o seu próprio espaço. Hoje, passado um ano desde as tais primeiras pedaladas, ainda não pretendo que ninguém olhe este cantinho como, digamos, um “parceiro de diálogo” dentro da família do ciclismo.
Mas já há quem tenha reconhecido o VeloLuso como parceiro de pleno direito nas discussões sobre a nossa modalidade. Em relação aos que ainda estão renitentes… vou fazer exactamente o mesmo que fiz em relação aos primeiros.
Da minha parte não vão ver nenhuma “vontade” de que seja aceite. Ou é, ou não é.
E respeitarei, sempre, ambas as correntes de opinião.

Mas o VeloLuso JÁ EXISTE.
E MEXE.
Por isso, quem o quiser ignorar há-de estar, em alguma coisa, enganado.
Entretanto, desde essas primeiras horas do dia 29 de Outubro de 2005, até ao momento em que coloquei aqui este artigo, para trás ficaram outros 325. Cerca de 1.300.000 caracteres. Sete “jornais”. Quase um por mês, desde Março até hoje, período em que a actividade aqui foi muito intensa.

O meu prémio?
Os cerca de 30.000 visitantes, com uma média de 82 visitantes/dia, número que nos últimos meses aumentou muito.
Só desde 5 de Setembro último é que tenho, diariamente, resultados concretos, fornecidos por uma empresa espanhola cujos serviços subscrevi e que me permitem saber exactamente o número de visitantes/páginas lidas e até de onde é que o VeloLuso é acedido, tendo já tido algumas surpresas.
Por exemplo, no período em que as Selecções Nacionais estiveram na Áustria, eu tive diariamente visitas provenientes desse país. Uma era previsível, a do Fernando Emílio, mas, pelo menos mais três computadores – de corredores? quase de certeza – entravam no VeloLuso.

E pronto, não levarão a mal por eu fazer a minha própria festa. Não houve foguetes, não há canas para apanhar… Só uma cada vez maior vontade de trazer a discussão do Ciclismo para o Fórum público.
E uma pequena alteração no visual do Blog, personalizando-o ainda mais.
Sou eu, sempre dando a cara, recusando liminarmente a opção de me esconder atrás de um nick

5 comentários:

André Silva disse...

Meu amigo "Manel", Parabéns!!!
É destes espaços que a malta do ciclismo precisa...
Espero que essa saúde este a enrijar, no próximo ano quero-te, de novo, isolado no comando do pelotão nacional para uma temporada em cheio!
Já agora dá uma espreitadela no meu blog: www.alojadomestre.blogspot.com

Um grande abraço!
André Silva

mzmadeira disse...

Obrigado André, Obrigado Viking...
Em relação ao fumar... faço uso da máxima que diz: se te queres respeitado, repeita os outros...

E a Democracia AINDA não deixou de ser aquilo definido como... a tua liberdade acaba onde começa a dos outros... sendo que isto terá que ter, obviamente, dois sentidos...

Só espero que, para exigirem que eu respeite a vossa libertade, sejam homenzinhos o suficiente para respeitarem a minha...

mzmadeira disse...

AH!... e já agora, para quem já estava a afiar as unhas... NUNCA esqueçam que eu não tenho carro (nem carta, sequer) e que SEI que o vosso PÓPÓ é mais poluidor que o meu maço de cigarros... o Acordo de Kioto, quando nasceu nasceu para todos... e não consta que lá esteja nenhuma alínea sobre os cigarritos que eu fumo. Mas sobre o CO2 dos vossos carritos... lá que está, está...

Quem me impede de fazer uma campanha contra os carros particulares? Afinal de contas o Estado (que gasta o dinheiro de TODOS) derete mais dinheiro em gasolinha para os vossos PÓPÒS do que com os meus macitos de tabaco. Ah! pois é!!!!

Diavolo Rosso disse...

Parabéns por este cantinho. Conheço-o à pouco tempo, mas já deu para ficar bem mais por dentro do ciclismo

Nuno Inácio disse...

"Ganda Manel"!!!!
Muitos parabéns.
Já só falta um site "mesmo a sério" para honrar o ciclismo nacional...
Um grande abraço