sexta-feira, outubro 27, 2006

297.ª etapa


ELE HAVER UMA NOVA SUBIDA, HÁ! MAS...


Há dois dias atrás ligou-me o Joaquim Gomes a dizer-me que, por intermédio do Teixeira Correia - que lhe mostrou impresso o artigo que aqui escrevi - ficara a saber da nova subida à Torre e que, porque tinha assuntos a tratar no Norte do País, ia lá dar uma espreitadela.
Hoje ligou-me outra vez.

"É uma bela subida. Novinha em folha.

E como levei comigo o altímetro, pude confirmar que o pendente médio é mesmo de 7% mas, em dois pontos, qualquer deles com um a 1,5 quilómetros de extenção, a inclinação ronda os 10 a 12%."


Perfeito para uma subida que se quer sempre selectiva. Mas o Joaquim Gomes não estava totalmente satisfeito. E explicou porquê.
"É que, sendo uma estrada nova, quase toda ela tem, a delimitá-la, rails de segurança..."
O que rouba a possibilidade de estacionamento aos que quiserem lá deslocar-se para ver uma etapa de ciclismo.
"Os dois últimos quilómetros, antes de a nova estrada entroncar com aquela que vem de Seia e passa pela Lagoa Comprida, são espectaculares... mas não há lugar para estacionar viaturas..."

Claro que não está decidida a passagem, ou não, por esta nova estrada numa futura etapa na estrela, mas Joaquim, em Espanha e em França e em Itália, também há estradas às quais não se pode aceder num carro, o que não impede as pessoas de, pelo amor ao ciclismo, subi-las a pé... Neste caso até podem descer, se forem por outra estrada, até à Lagoa Comprida, onde há lugares para estacionar... O Anglirú ão se pode subir de carro em dias de etapa...

Mas isso agora não interessa. O que interessa é que á, de facto, uma nova e mui aproveitável subida. Peço desculpa aos corredores por ter chamado, aqui, a atenção para ela, e agradeço, primeiro ao Teixeira Correia por ter levado a ideia até ao Joaquim Gomes, e a este por se ter dado ao trabalho de lá ir ver pessoalmente.

E, só por isto, não consigo - perdoem-me todos a imodéstia - deixar de ficar orgulhoso pelo facto de o VeloLuso ter, de verdade, criado uma certa dinâmica com outros parceiros do ciclismo.

1 comentário:

RuiQuinta disse...

Madeira,
O problema "do" Joaquim Gomes tem a sua razão de ser. Será que em Portugal o "amor" ao ciclismo é tanto?

Em Agosto as pessoas estão de férias por aqui e por ali e não serão muitos os que pensam "vamos subir a Serra".

Cumprimentos