terça-feira, outubro 31, 2006

306.ª etapa


MAIS COISAS QUE NÃO INTERESSAM A NINGUÉM (... MAS QUE EU ACHO IMPORTANTES)

Embora esteja convencido (realmente convencido) que esta mania que eu tenho pelos números estatísticos é capaz de não interessar (mesmo) nada a ninguém, não resisto ao impulso.
Desculpem-me aqueles que não gostam (mesmo nada)!

Num trabalho de formiguinha (passe qualquer eventual auto-elogio que isto possa parecer) pus-me a juntar factos. No caso, pus-me a contabilizar as localidades de Portugal que, este ano, tiveram chegadas e/ou partidas de corridas de ciclismo.
É um mero exercício para passar tempo, aceito. Mas não deixa de proporcionar leituras interessantíssimas.

E com isto chego a uma conclusão - que se me escapou aquando da atribuição dos Troféus VeloLuso, mas que ainda posso recuperar - e que tem a ver com a eleição da cidade/localidade mais amante do ciclismo. Claro que seria sempre qualquer coisa de retórico. Há muita terra que gosta de ciclismo mas que, por uma razão ou outra, não teve oportunidade de... ter o ciclismo ali à porta. Sem ser de pasagem. E outras que nem isso.

Mas estou a brincar com números reais.

E a RAÍNHA DO CICLISMO, neste Portugal de 2006, foi...

... a cidade de FAFE.

Três partidas, quatro chegadas... sete oportunidades para os fafenses (minhotos e todos o que lá acorreram) de ver o pelotão ali mesmo à mão...

Fico contente. Primeiro, porque Fafe é uma cidade bonita (onde se come muito bem - olha eu a fazer concorrência ao Fernando Mendes, do Preço Certo!), depois porque - e é apenas um acaso - a edilidade de Fafe até deu um prémio a A BOLA (prémio de conteúdo apenas institucional - medalhão da cidade e literatura que conta a história da mesma) aquando da Volta de 2004 e, finalmente mas não com menos importância, porque lá tenho um grande amigo, amigo verdadeiro. O meu caro Manuel Guimarães que, só por causa das coisas, coloco na foto, junto ao Pedro Cardoso.
Então, Fafe recebeu o pelotão ciclista por sete vezes.
E quem se lhe seguiu?
Santa Maria da Feira, com CINCO (duas partidas e 3 chegadas); Alenquer, Póvoa e Meadas, Póvoa de Lanhoso e Castelo de Vide, QUATRO (duas partidas e 2 chegadas); Vila Nova de Gaia (três partidas e 1 chegada), também com quatro, e Tavira (duas chegadas mais o Festival de Pista)...

Ah!, mas quantas foram então as localidades que tiveram uma partida e/ou chegada de corridas? CENTO E SETE! Não foi mau, pois não?

1 comentário:

Jorge-Vieira disse...

Viva amigo Madeira:

Esta sua estatistica é curiosa, dado que demonstra que o foco onde se concentra o maior numero de partidas e chegadas é no Norte e bem no Norte do País.
Era curioso, em próximas temporadas ciclisticas, esse foco e apoio ao ciclismo concentrar-se mais a ou no Sul do País... mas todos sabemos que isto não é assim tão linear e que envolve outras coisas que estão para além daquilo que nós aqui vemos explicito em números.
Um abraço.