terça-feira, outubro 03, 2006

247.ª etapa


CICLISMO TODO O ANO… E PORQUE NÃO?

É com inegável prazer que constato que, à imagem do que passou a acontecer com o futebol quando os três jornais desportivos passaram a diários, este ano também não estamos a ter um “defeso” vazio de notícias acerca de ciclismo.

Aliás, e como ficou demonstrado n’A BOLA nas semanas que antecederam a última Volta a Portugal (graças ao Fernando Emílio que, tal como o Cristóvão Colombo, conseguiu pôr o ovo em pé), é possível alimentar os muitos milhares de adeptos desta modalidade com notícias que lhes interessam ao longo da temporada e não só na véspera da realização de qualquer prova.

Sem me querer armar em Mao (o Tsé Tung, claro) que, esse sim, ficou conhecido como “o educador das massas”, posso explicar a tal teoria do “Ovo de Colombo”. Diz a lenda – e não há mais nada além disso, da lenda, que nos garanta a veracidade da coisa – que o navegador de Génova (que há quem sustente ser português de gema, e não genovês) apostou que era capaz de pôr um ovo em pé. Experimente… não é possível, pois não? É! Basta dar uma pancadinha com um dos “fundos” do ovo, de forma a que este não se parta e… hellás! Ei-lo verticalmente seguro.

A “imagem” do Ovo de Colombo é apenas uma figura de retórica que serve para sublinhar algo que se julgava impossível de fazer.

Mas o Fernando Emílio fê-lo. Meia-dúzia de telefonemas e… há sempre uma lesão, uma novidade a acentuar. Há sempre… noticia! Assim haja boa vontade por parte das editorias; assim haja espaço para tudo aquilo que não é futebol.

Mas este longo intróito serve apenas para me lançar no que realmente quero dizer: este ano, (muito mais que nos últimos anos) tem havido noticiário sobre ciclismo que quase nos faz esquecer que estamos em pleno defeso. E ainda bem…

O interesse de dois ou três – e também dos responsáveis pelas equipas que, FINALMENTE, parece terem percebido que quanto mais delas se falar melhor – tem vindo a permitir noticias quase diárias de transferências, neste caso.

1 comentário:

mzmadeira disse...

Com o ciclismo de pista sm! E aí está a oportunidade para se começar mesmo pela base.
Como "angariar" jovens para a vertente de pista? É fácil. Peguem os responsáveis em meia dúzia de filmes em DVD com a gravação das grandes provas que se reslizam e apareçam nas escolas para os mostrar.
Exactamente como você diz. Se não há clientes, vá-se de porta em porta tentar angariá-los.

Quanto ao projecto, não de fusão, mas de complementariedade do ciclismo (em termos de corridas) na Península Ibérica, como já alguém disse (o Mumbru, no Cyclolusitano) o calendário ibérico existe e os espanhóis até estão a usufruir dele, vindo correr um grande número de provas em Portugal. As portuguesas é que vão ter de ir mais vezes correr em Espanha.