quinta-feira, agosto 09, 2007

771.ª etapa


AINDA A ETAPA DE ONTEM

Escapou-se-me ontem um aspecto importante que deveria ter sido sublinhado. O espectáculo dado pelos largos milhares de pessoas, desde o centro da cidade de Santo Tirso até lá ao alto e ao logo de toda a subida.

Foi uma tarde de festa com o publico, o povo, a vincar a sua paixão pelo Ciclismo, apesar do mal que se lhe vai fazendo, nomeadamente com as impiedosas campanhas lideradas por certa imprensa, dos Pireneus para lá. Claro que, quando há batota e são apanhados os batoteiros, estes devem ser desmacarados, o que não é o mesmo que julgados na praça pública, mas o povo gosta mesmo é do Ciclismo. Tem os seus ídolos, é verdade, mas aplaude todos. E isso, também isso, faz do Ciclismo uma modalidade diferente.

Depois, e relendo hoje o que escrevi acho por bem explicar o que quis dizer com aquilo de que a subida não me impressionou por aí além. Antes disso, sei que não se pode compará-la ao Cabeço do Mouro, que tem 1700 metros de subida, contra os mais de seis quilómetros e meio desta nova descoberta que, já sabemos não fará parte do mapa da próxima Volta, mas que pode voltar em 2009, e espero que volte.

É que eu esperava maiores diferenças na frente. 15 corredores chegaram com um minuto, ou menos, em relação ao vencedor... E, se não fosse a explosão do Cândido - desta vez a não deixar dúvidas quanto ao corte, em relação aos segundo e seduintes - teríamos tido uma chegada em grupo compacto (mais compacto ainda). Foi só por isso. Mas que é uma boa - e bonita - chegada, isso não há dúvida e não serei eu a dizer o contrário.

Depois, acabei por não referir também o incidente com o Hector Guerra. Caramba!, alguém viu a queda? O Marco marcou-a imediatamente e até deu pormenores... mas estaria a ver outras imagens que não aquelas que a RTP tinha no ar, é que eu revi a chegada várias vezes, vi quando o Cândido deu a sapatada final, apareceram umas copas de árvores e, a seguir ao Cândido apareceram depois várias outras camisolas mas não a azul carregado que deveria ser o Guerra. Agora, a queda não vi.

A chegada de hoje, que creio acontecer no mesmo local de sempre, naquele empedrado traiçoeiro, tem dado sempre chegadas espectaculares. Vamos esperar para confirmar.

E não me canso de dizer que estamos a ter uma Volta espectacular. Tem tido momentos menos interessantes? Como já li noutro local, não se pode pedir que, em etapas de 200 quilometros haja espectáculo durante toda a tirada, mas quando se aproxima a hora da verdade, que é a chegada, não tem faltado emoção.

Sem comentários: