segunda-feira, agosto 13, 2007

783.ª etapa



PORTUGUESES NO MUNDIAL DE JUNIORES
Nélson Oliveira, 12.º no crono;
Vasco Pereira, 9.º na prova de fundo


Depois do excelente 12.º lugar de Nélson Oliveira (foto.1) na prova de contra-relógio individual, Portugal voltou a estar em grande plano nos Campeonatos do Mundo de Estrada para a categoria de juniores, realizados em Aguascalientes (México), com Vasco Pereira (foto.2) a concluir a prova em linha numa brilhante 9.ª posição.

A corrida, numa distância de 133,6 ao longo de oito voltas a um circuito, foi muito dura e exigente em termos físicos, não só pelo traçado difícil que a organização escolheu como ainda pela elevada temperatura que se fez sentir e que constituiu outra dificuldade para os corredores. Por isso não é de estranhar que tenha havido 21 desistências entre os 115 participantes.

A prova foi totalmente dominada pela formação italiana que, para o final conseguiu esfrangalhar por completo o pelotão, que se partiu em diversos grupos, tendo ficando na frente três corredores transalpinos que discutiram entre si o triunfo na prova.

Vasco Pereira ficou no segundo grupo, acabando por ceder ligeiramente nos últimos quilómetros, mas mesmo assim conseguiu um notável 9.º lugar final entre 94 classificados, o que diz bem do valor do campeão nacional da categoria.

Quanto a Nélson Oliveira, esteve bastante bem depois do seu excelente contra-relógio e terminou integrado no pelotão, a 58 segundos do vencedor.

Classificação do contra-relógio
1.º, Taylor Phinney (EUA), 37.28 m
2.º, John Degenkolb (Ale), a 24 s
3.º, Nikita Novikov (Rus), a 30 s
12.º, Nélson Oliveira, a 1.44 m
30.º, Vasco Pereira, a 3.03 m


Classificação da prova em linha
1.º, Diego Ulissi (Ita), 3.07.05 horas
2.º, Daniele Ratto (Ita), m.t.
3.º, Elia Favilli (Ita), m.t.
9.º, Vasco Pereira, a 33 s
42.º, Nélson Oliveira, a 58 s

Texto Vivex (F.P.)

Sem comentários: