terça-feira, agosto 21, 2007

815.ª etapa

(Vou deixar a ASNEIRA, até para que possam gozer-me à vontade. Já me retractei, nos comentários mas justifica-se que o faça também aqui. Na sua edição da passada 2.ª feira, O Jogo deu... meia página, com foto e tudo, sobre o acidente na Malveira. E até adiantou os primeiros classificados! Como é que não vi? Sei lá! Olha, adopto a teoria do Carlos Flórido... às vezes andamos à procura de uma breve e não vemos... meia página! As minhas desculpas a O Jogo e em especial ao João Santos.)
.
PARECE MENTIRA... PEQUIM
FICA MAIS PERTO QUE A MALVEIRA

Aconchegado o estômago com o jantarito, opção feita pelo café em casa, subo aqui ao meu escritório/biblioteca a pensar no que haveria de escolher como tema de um movo artigo e, a meio das escadas está decidido: onde é que terei de ir “pescar” os resultados dos Circuitos de fim-de-semana?

Abro a página do VeloLuso e deparo-me com o artigo do Jorge. Pois é!...

Põe o dedo na ferida e lança-me outro tema.
Vamos a isso.

Primeiro o que tem de ser primeiro.
Os Circuitos. E o alheamento da CS em relação ao Ciclismo, finda a Volta.
Entretanto, uma declaração, não de voto mas de facto.

Ao contrário do Jorge eu sou jornal-adictivo. E compro 365/6 dias por ano O Jogo e 363/4 dias por ano A BOLA e o Record.

* 2.ª feira, dia 20 de Agosto (quando no domingo se disputou o velhinho e respeitável Circuito da Malveira)…

A BOLA = ZERO de informação (para além do acidente dos corredores da Fercase-Rota dos Móveis); uma FOLTOLEGENDA acerca de uma brincadeira que aconteceu em Pequim onde um pelotão de veraneantes testou o percurso das corridas Olímpicas;
Record = 12 linhas onde se juntam os resultados da Malveira mais os do GP de Mortágua, a contar para o Troféu RTP/Sub-23 (realizado no sábado); e a notícia do acidente do Joaquim Andrade; mais a notícia da brincadeira de Pequim; mais outra notícia sobre a Astana;
… O Jogo = ZERO. Nada de nada! - (Não é verdade, mas já está explicado!)

* 3.ª feira, dia 21 de Agosto (quando na 2.ª feira se disputou o Circuito de Alcobaça…)

A BOLA = Sequência da notícia sobre o Joaquim Andrade (embora no texto se escreva Joaquim… Sampaio!!!); notícia de que Benfica e Liberty Seguros correrão a Clássica de Los Puertos (arredores de Madrid); o escalonamento dos corredores de equipas portuguesas no ranking do Europe Tour da UCI. Embora separe destes o… Xavier Tondo (LA-MSS-Maia) e o… Cândido Barbosa (Liberty Seguros) ???; outra notícia sobre a Astana;
Record = Insiste na Astana; notícia sobre a evolução do estado de Joaquim Andrade e… três linhas sobre o Circuito de Alcobaça;
O Jogo = ZERO. Nada de nada! Os leitores (só) de O Jogo ainda não sabem do acidente violento que um dos mais carismáticos corredores do pelotão nacional sofreu… no domingo! (Não é verdade, mas já está explicado!)

Mas a questão não é essa.
A questão que é pertinente é esta: se todos, sem excepção, todos os anos assumem que o Calendário Nacional está desequilibrado, que faltam provas que justifiquem as equipas terem de continuar a pagar ordenados aos seus profissionais até Dezembro quando a temporada “acaba” em meados de Agosto, não será uma falta de respeito para com quem, entre provas por etapas, se empenha em montar corridas? Mesmo que sejam “só” Circuitos?

Mas estes acontecem em todo o lado.
Ainda não há muitos dias o Marco Chagas nos recordava que, terminado o Tour, ele e o Agostinho tinham, no mês e meio (45 dias) a seguir mais de 40 corridas a que tinham de acorrer por contrato.

Aliás… daqui a um mês, mais dia menos dia, termina a Vuelta.
Logo a seguir vão acontecer uma série de Circuitos, critérios… chamem-lhe o que quiserem.
É só ficarem atentos para ver se vai ou não haver noticiário.

Tem havido sempre.
A justificação é fácil – mas longe de ser aceitável –, de Espanha os resultados chegam via agências. Papinha feita.

Aqui, e em relação à Malveira, a Alcobaça, aos futuros circuitos da Moita (Marinha Grande) e mais um ou dois que verdadeiros carolas põem de pé… seria preciso a chatice de um telefonema para saber os resultados!

Os jornais acham que não vale a pena, malgrado a falta de respeito para com os tais carolas que só conseguem montar as corridas vendendo rifas durante 11 meses; arredondando as bicas, vendidas no bar das suas sedes, dos 35 para os 40 cêntimos metendo os 5 cêntimos remanescentes na caixinha à disposição dos donativos voluntários…

O jornal acha que estas provas não têm expressão.
Não paga quilómetros nem o almoço…
Consequência: não há notícias.

5 comentários:

José Carlos Gomes disse...

Só uma correcção: O Jogo publicou na segunda-feira a notícia do acidente com o Joaquim Andrade... com foto e tudo.

Carl Floyd disse...

É verdade. Será que foi a dimensão da notícia de O JOGO - quase meia página - a gerar a confusão? Não vermos aquilo que tem dimensões superiores ao que esperamos é um fenónemo conhecido. E nem sequer estou a brincar.

Carl Floyd disse...

Como não sou de me limitar a chamar a atenção a um pormenor, vamos ao mais importante.
Diria que o exemplo da Malveira não é o mais feliz - devido a essa muito maior infelicidade do Andrade (melhoras pra ti, grande corredor!), que levou a amplificar as notícias -, mas no essencial estou de acordo: os jornais maltratam os circuitos. Esquecem-nos.
Na explicação é que talvez siga o segundo caminho, atribuindo mais as culpas ao ciclismo e menos aos jornalistas, embora todos as tenham.
Dei muita notícia de circuitos, já lá vão uns anos, e sei o que passava para lá chegar. Sabia até que quem não era do meio nunca lá chegava. Parece-me que isso não mudou muito. Mas os jornais mudaram. Agora ninguém anda atrás de notícias que, segundo os critérios dos chefes - e esses nunca mudaram -, NÃO INTERESSAM a ninguém.
Daqui é fácil concluir que ou alguém no ciclismo faz com que os circuitos INTERESSEM e as informações sobre eles cheguem, os em termos noticiosos JÁ MORRERAM. Por mais que se grite que essa morte é injusta.

mzmadeira disse...

Então não é que é verdade?

Que desatenção a minha!
E fui buscar os jornais, os três, de segunda e terça e voltei a folheá-los para ter a certeza do que escrevia. E nem na 2.ª feira me apercebi da notícia d'O Jogo - com foto e tudo!!! - nem esta noite voltei a vê-la. Estou velho e cada vez mais míope!...

Resta-me pedir desculpa. A O Jogo e ao João Santos.

(Mas é que não vi mesmo!!! Que coisa!)

mzmadeira disse...

Pois é Carlos.
Quantos telefonemas para a "organização" que davam em nada? Depois era tentar os directores-desportivos, mas tinha que ligar para três ou quatro, para comparar ou para complementar a notícia. Uns sabiam quem tinha ganho, o segundo e o terceiro, mas não sabiam os tempos, outro sabia só o tempo dos seus corredores...

Até - e acho que é a isso que te referes - com o tempo e as amizades que ganhávamos também junto dos Comissários, lá se conseguiam os 5 primeiros com tempos e tudo.

O pior - e eu estou a rir-me e tu rir-te-ás também - é que nem havia telemóveis! Era apanhar alguém e pedir que essa alguém nos chamasse ao telefone as pessoas com quem queríamos falar...

Por isso não se compreende que hoje em dia nem se tente isso...