quarta-feira, agosto 22, 2007

Reduzir nas despesas...e nas receitas


Li após o final da Volta – se calhar até foi no VeloLuso – que nos próximos anos a prova mais importante do nosso País não vai chegar a Lisboa, nem passar pelas proximidades. Acho que foi isto.

Como dizia o Gato: “Fico chateado, é claro que fico chateado”.

Levando a democracia ao extremo, acho que todos os portugueses têm o direito a reivindicar que os ciclistas passem à sua porta. Porque é que só alguns é que podem ver a caravana sem ser na televisão?

Claro que eu sei que para ter uma chegada na nossa terra alguém tem que desembolsar uma carrada de euros. Mas que raio, em mais de metade do País, onde não passa a Volta, porque não se reúnem vontades para que tal aconteça?

Alguém imagina o Tour a não terminar em Paris?

Recorrendo aos meus poucos conhecimentos de economia, talvez se possa encontrar uma solução.

Em vez de encher as estradas com várias equipas estrangeiras – como a Slipstream que apenas vêm ganhar o cachet, aproveitando o nosso sol para fazerem umas férias diferentes – poupava-se neste lado do balanço, possibilitando que fosse possível levar a Volta a outros pontos de Portugal, baixando o custo das chegadas e de outros pontos de interesse.

Pode ser que alguém pense nisso.

2 comentários:

mzmadeira disse...

O pior, Jorge, é que Lisboa não gosta de Ciclismo. Já vivi isso... Mesmo o ano passado, quando só cá terminou uma etapa, se descontássemos os estrangeiros - a chegada foi na zona monumental de Belém, entre o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos - seriam meia dúzia de... gatos.
Não me perguntes porquê, que eu não sei responder.

Depois há a "coisa" da logística.
Pergunto - sabendo que a resposta está "escondida" na tal parte da chegada aos Campos Elísios, no caso do Tour, ou no Paseo de la Castellana, na Vuelta - teria que ser na Avenida da Liberdade!.

Não pode!
Porquê? Porque a Avenida está no corredor de aproximação ao Aeroporto e o avião da RTP não teria ordem para andar durante largos minutos a sobrevoar aquela zona.

A nova zona Nobre da Cidade, a Vila Expo, foi planeada com bomitas e rasgadas avenidas com... separador central. Duas faixas para casa lado, o que é insuficiente para uma chegada monumental.

Chegar à zona de Belém... já aí se chegou. Mas não há público.

Temos que o aceitar. Lisboa não gosta de Ciclismo, por isso a mim não custa a aceitar que a organização escolha outras zonas, onde o público não regateia o seu apoio.

Viseu tem sido uma boa chegada. Castelo Branco também o foi e, em 2001, a Maia transbordou, embora tenhamos que acrestar a isso o facto mais do que certo de que seria um corredor da Maia a ganhar a Volta. Calhou ao Fabian Jeker.

Porque a Volta se quer com público, e público apaixonado.
Por isso acredito que aquele eixo Aveiro-Bairrada pode dar mais uma excelente chegada.

As zonas de Torres Vedras e as algarvias de Loulé ou Tavira também são sempre finais possíveis.

pedropereira disse...

Eu penso que Lisboa gosta de ciclismo, veja o caso de participações em provas de cicloturismo, agora que o final da volta devia ser sempre num sabado ou domingo, disso nao tenha duvidas que na zona de belem estariam lá milhares de pessoas. Sou sempre da opinião que a chegada da volta devia ser na capital... ( Sou de Vila Real-Norte e apesar de trabalhar em Lisboa, na Altura que se corre a Volta tou na terrinha).