sábado, agosto 18, 2007

803.ª etapa


OBRIGADO, GAIZKA LASA LARRAYA

“Se pusessem à prova a minha capacidade de síntese, com uma dessas perguntas que exigem a resposta numa só palavra, não teria dúvidas em como referir-me à Volta a Portugal: OBRIGADO.”

Esta é a primeira frase da crónica do corredor basco Gaizka Lasa (Karpin-Galícia) numa coluna de opinião que assina na última edição do semanário Meta2Mil.
E o “Obrigado” o título da mesma crónica.

(*) - “Aqui somos desportistas aplaudidos e respeitados, para não dizer adorados, como é o caso do Cândido Barbosa. Os olhares e os comentários fazem-nos crer que somos importantes, o que ultimamente não tem vindo a acontecer em muitos outros países.
Não sei se aqui (escrevo de Guimarães) não chegaram as notícias dos múltiplos casos obscuros que maculam a nossa reputação ou se a forma de estar dos portugueses ultrapassa os preconceitos e os leva a acreditar naquilo que, com sacrifício, fazemos. A verdade é que as pequenas aldeias, as pequenas cidades, lugares de dimensão ainda maior, saem em massa à estrada, às ruas, e as chegadas transforma-se num mar de gente, amante do Ciclismo, completamente entusiasmada. O barulho, nos últimos quilómetros, é ensurdecedor e a onda de populares que se junta logo a seguir à meta atrasa a nossa chegada ao autocarro da equipa.
Seria até ofensivo, que mais não fosse pelo respeito com que nos tratam, pensar outra coisa que não… é esta gente anónima que está a ajudar a salvarmos a modalidade. Que dá sentido ao que fazemos e ao esforço dos patrocinadores de uma modalidade que jamais morrerá se todas as corridas tivessem, fosse onde fosse, um apoio tão espectacular como o protagonizado pelos adeptos portugueses.
A verdade é que nós, corredores, só passamos… são eles quem faz a festa.
Obrigado.”

Este não é único manifesto pró-Portugal, na última edição do Meta2Mil.
Poder-me-ão responder que, atacados para além dos Pirinéus, os espanhóis estavam a namorar-nos. Não creio. Nem faria sentido.
Em relação ao interesse do Meta2Mil pelo que se passa em Portugal… é bom.
Quanto às palavras do Gaizka Lasa… retribuo: Obrigado.
É verdade! No fundo, gostamos mesmo de Ciclismo.

(*) – A tradução do castelhano é livre, da minha exclusiva responsabilidade.

Sem comentários: