terça-feira, agosto 14, 2007

787.ª etapa


OUTRA GRANDE ETAPA...
E A VOLTA AINDA PODE SER SALVA

Bem… provavelmente poucos concordarão comigo mas, em consciência, não vislumbrei nenhuma surpresa digna de registo nesta etapa da Torre, potenciadahoje sim, confirmou-se a promessa de uma nova subida fazedora de diferenças – com aquela subida de Carrazedo. Só, e com um bocadinho de boa vontade, o furo nas pernas protagonizado por David Blanco, da DUJA-Tavira.

Mas, às 21 horas ainda não tenho acesso às classificações completas, nem da etapa, nem a geral, por isso não posso descobrir mais afundanços.
De resto, acho eu, tudo decorreu de uma forma mais ou menos previsível.

Grande, enorme, a etapa feita pela LA-MSS-Maia.
Gigantesco, o trabalho de João Cabreira.
Brilhante o Cândido! Embora já todos estejamos habituados a que faça das tripas coração.

E a verdade, e que disso ninguém se esqueça, é que em nove etapas, quatro das quais a terminarem com contagens para o prémio da montanha, o Cândido bonificou em… sete!!!
Só nas chegadas a Beja e a Castelo Branco, as duas primeiras, após o Prólogo, que não conta para isto das bonificações, o Jalabert de Rebordosa não ficou nos primeiros três, aliás… ganhou quatro das etapas.
E ser terceiro na Senhora da Graça e terceiro na Torre é obra.
Mas não é surpresa, tendo em conta que o Cândido sempre quis ganhar esta Volta.

Claro que havia mais quem quisesse…
A diferença foi marcada nas facilidades que cada um dos outros rivais lhe concedeu, permitindo-lhe somar 52 segundos em bonificações.
Para além de lhe terem permitido ir reforçando a sua auto-confiança.

Deixei passar a transmissão televisiva sem tirar nota dos tempos e agora não tenho onde me apoiar. O Cândido está em segundo, isso sei, e não pode ser negligenciada a hipótese de correr para a vitória, amanhã, em Viseu. É que ele não é exactamente um não-especialista. Já foi Campeão Nacional de contra-relógio. Lembram-se?

E chego agora a uma parte crítica.
Reli o que tenho vindo a escrever e, ainda ontem deixei aqui que a LA-MSS-Maia partira sem um líder declarado. Não é verdade. Misturei as coisas. O Manuel Zeferino sempre disse que o candidato maiato é o Xavi Tondo… eu é que não encontro registos do catalão em cronos com mais de… um terço da extensão do de amanhã. E duvidei.

Só isso… Mas se o Manel aposta nele, e isso ficou hoje bem claro, está, de certeza, com a razão.

De resto, e de entre os principais candidatos à vitória final, era mais ou menos pacífico que o mais forte no crono seria – e continua a ser – David Blanco. Já não vai é dar para repetir a vitória na Volta.

De Eládio Jimenez diz-se – e ele próprio o corrobora – que na luta contra o cronómetro não se dá muito bem… mas atenção, vai sair de amarelo!
Vamos lá ver qual o efeito iso vai ter.
Irá a amarela dar-lhe asas, ou pesar como chumbo?

Esta hipótese não tem razão de ser porque ninguém lhe cobrará nada se não ganhar a Volta. Dizendo de outra forma, se o Eládio Jimenez ganhasse a Volta seria uma surpresa maior ainda do que aquela de há dois anos, quando ganhou o Vladimir Efimkin.

Assim sendo, e confiando naquilo que o Manel Zeferino sabe e eu não sei, o triunfo na Volta-69 vai ser discutida entre Xavi Tondo e Cândido Barbosa… Que ganhe o melhor!

Sem comentários: