domingo, agosto 19, 2007

807.ª etapa


QUANDO O "CHARCO" É PEQUENO...
AS LINHAS ENLEIAM-SE E NINGUÉM GANHA O PEIXE

Não. Não sou pescador. Mas gosto destas frases que transmitem imagens.
Estaria eu a escrever o artigo anterior quando o Jorge publicou o seu artigo. E, por outras palavras, venho reforçar o que ele disse.

Foi, exactamente o facto de toda a gente - leia-se Benfica, DUJA e, até a Liberty - ter deixado para a penúltima, ou última, como queiram! - oportunidade que as coisas teriam, obviamente, que sair mal a alguém, Só ganha um.

E ganhou aquele que, mais do que uma equipa, tem um grupo tão unido que, quando cerra o punho tem todos os seus corredores na palma da mão.

Mas, e isto creio que ainda não foi escrito, o Manel Zeferino superou... o Manel Zeferino. Nenhum outro director-desportivo poderia ter feito o que ele fez. Porque não tinha equipa para isso.

Curiosamente - ok, confesso! estive a ver a etapa da Torre do ano passado! mea culpa! - o ano passado o Vidal Fitas tinha o Nélson Vitorino na frente e depois dinamitou tudo e todos com o ataque conjugado do Ricardo Mestre e do Krassimir Vasilev! Mas não era para ganhar a Volta, era para chegar à Camisola Azul (o ano passado, o símbolo do Rei da Montanha). E ganhou-a.

E deixou o Ricardo a um passo do Prémio da Juventude, que também viria a ganhar.

Mas o que a LA-MSS-Maia (custa-me a acreditar que o município da Maia apenas tenha 150 mil euros para ajudar quem mais e melhor divulga o nome do concelho!) tem é um técnico que é dos melhores estrategas do pelotão mundial!

Bah!... "lá está ele a exagerar outra vez", dirão alguns dos leitores.
É verdade.
E, de alguma forma há aqui uma ligação em relação ao que o Jorge escreveu.
Dêem ao Zeferino aquilo que o Jorge Jesus reinvidicou há pouco mais de oito dias.

Disse o técnico do Belenenses, referindo-se à equipa do Real Madrid (com a qual perdeu por 0-1, nos últimos instantes da partida): dêem-me o plantel que ele tem e eu dou-lhe três de avanço a acabar aos cinco.

O Manel Zeferino à frente de uma equipa que ele pudesse escolher, uma equipa com dois milhões de euros - hoje em dia não é nada e nem chega para entrar no ProTour - e ganhava uma em cada três provas que corresse.

Agora, adivinho eu... há quem se pergunte, porque é que, tendo assim tanta segurança na sua equipa, o Zeferino não atacou antes?
Ninguém percebeu?
A LA-MSS-Maia é uma equipa... apenas razoável.

E só se distingue das outras que lhe podem ser equiparadas em duas coisas. Na capacidade, enquanto estratega, do Manel, e no espírito de grupo que só ele sabe incutir aos seus corredores. Esta parte é redundante. É claro que não ia incutir aos corredores de outras equipas. Mas perceberam?

O Orlando, e também o Vidal Fitas, esperaram pela Torre, cada um deles esperando que os seus chefes-de-fila fizessem a diferença. O Manel aguardou, calmamente, SABENDO que a SUA EQUIPA faria a diferença.
Podia ter corrido mal.
Nunca ninguém o saberá.

E volto a chamar a atenção para aquilo que eu, que não sou técnico, que de tácticas só sei o que fui aprendendo com os puros estrategas, que eu já aqui deixei.
A Volta a Portugal é uma corrida única. E tão bonita que ela é...

Diferente do Troféu Joaquim Agostinho - como mero exemplo - porque não se decide numa etapa. Diferente da Vuelta - como mero exemplo - porque não há assim tantos momentos onde se marquem diferenças.
A Volta tem só onze dias.

Esteve bem a Liberty quando "fingiu" que não tinha hipóteses de ganhar a primeira etapa.
Estiveram mal todas as outras candidatas quando deixaram para o último dia, antes do crono final, para tentar ganhá-la.
E isto serve para a próxima edição da Volta.

Ou se tem uma super-equipa e se assume a corrida desde o primeiro dia - como, às vezes, acontece nas corridas de cinco dias - ou se dinamita a mesma corrida antes do dia em que TODA a gente está à espera.
A não ser que tenha um ou dois camikazes que deixem a pele na estrada.
Como o fez o João Cabreira.

3 comentários:

Nuno Inácio disse...

o Manel Zeferino disse isso...
E passou nas rádios...
Mas nas locais...
aquelas que muitos acham que não deviam lá estar...
Mas as únicas que cobrem realmente as Provas de Ciclismo...

mzmadeira disse...

"Touché!..."

Avô Jorge disse...

Talvez porque veêm para lá das quatro linhas...