sábado, agosto 04, 2007

748.ª etapa


LAPSUS LINGUAE - 2

Bem me parecia que ainda ia voltar a esta rubrica hoje.
Mas, o que é que aconteceu para que metade dos seis jornais que hoje comprei ignore a Volta de 2000?

"Com o regresso do Benfica OITO ANOS DEPOIS..."
(Sol)

- Ok... de 2000 a 2007 vão sete anos! Estamos todos de acordo? E eu posso garantir que houve Volta em 2000.

Depois, dá-me vontade de escrever:
CICLISMO, ESSA MODALIDADE DESCONHECIDA!

E devia acrescentar, para ser totalmente correcto... pela maioria dos Jornalistas.

Infelizmente - e amanhã vão obrigar-me a andar mais seiscentos metros - na papelaria onde compro os jornais não vendem o Público, mas amanhã vou à procura dele. Porquê? Porque o Público tem vindo a publicar páginas sobre os diversos casos de doping. Já agora, quero ver sob que aspecto vai cobrir esta Volta. Pelo desportivo, ou na caça ao escândalo...

(Devo acrescentar que, pelo que fui lendo nas edições on-line, sempre sobressaiu o desconhecimento de quem escrevia esses artigos, do que é, na verdade, na estrada, em corridas de duas ou três semanas, o Ciclismo...)

Ainda em relação ao Sol, somam-se as imprecisões na infografia que ocupa três quartos das duas páginas que ocupa. Aliás, já no Correio da Manhã havia incorrecções.

Eu sei que, normalmente, estes trabalhos são comprados a empresas externas. O que não alivia a culpa do jornal. E eu sei bem o trabalho que sempre tínhamos com as info's de Fórmula 1, n'A BOLA - não é verdade, Guida?, embora tanto o Leonel, como o Taclim sempre se tenham mostrado inexcedíveis na emenda dos erros que detectávamos.

Agora chamar ITALIANO David Plaza e dizer que os 9 segundos - isso está certo - foi a menor diferença de sempre entre primeiro e segundo... vejam as classificações da Volta de 1959. Por exemplo...

Mas vamos ao Expresso...
Quando comecei a ler, pensei que era um exercício futurista...

"A 80.ª EDIÇÃO DA VOLTA A PORTUGAL em bicicleta salta [???????] hoje para a estrada SOB O FANTASMA DO DOPING, a pesada herança do recente Tour de France..."

Ai, ai, ai, aiiiiii...
Primeiro: a PAD-LagosSports não enviou ao Expresso os mesmos mails que eu recebi?
A Volta faz, de facto, 80 anos, este ano; mas ainda é apenas a 69.ª edição!

O que é que achariam os jornalistas que se acham MAIS jornalistas que os desportivos, se um dia eu, por exemplo, que me orgulho de ser jornalista de Ciclismo, por acidente ou obrigação tivesse de escrever sobre... política e escrevesse, sei lá... o primeiro-ministro Cavaco Silva, ou o secretário de Estado Joe Berardo, ou governador-civil de Faro, Zézé Camarinha?

Mas há mais...
"... nos estágios que antecedem as grande competições, mesmo que algumas medidas de controlo possam, aparentemente, colidir com o direito à privacidade dos profissionais (...) NO ESTRANGEIRO OBRIGA OS ATLETAS A REVELAR ONDE TREINAM ANTES DAS PROVAS. A razão é simples: OS ESTÁGIOS DE ALTA MONTANHA PODEM SER APROVEITADOS PARA SOBREOXIGENAR O SANGUE E PRODUZIR HEMOGLOBINA MAIS TARDE INJECTÁVEL..."

O doutor Luís Horta que foi ouvido pelo próprio Expresso e também pelo Correio da Manhã deve já estar a tentar preparar equipas especiais...

Eu lamento muito pelos meus colegas que escreveram (pelo menos assinaram) esta barbaridade, mas... não era melhor confessar que de Ciclismo (mesmo que seja só da parte do doping, que o Expresso consegue não falar da parte desportiva, nem percurso, nem equipas, bem corredores...) não percebem... absolutamente NADA!
Fiquei irritado! Pronto...

O Ciclismo merece um mínimo de respeito.

1 comentário:

Anónimo disse...

até o admirava pela sua página e pelo seu amor ao ciclismo... mas o seu ódio de estimação pelo Benfica, incomoda um pouco. se voçê se queixa que a RTP, o record e mais alguem, deveria fazer uma auto análise, pois de voçê ainda não ouvi um unico elogio à época do Benfica. Concordo consigo que houve volta de 2000, e que foi um fiasco mas como é lógico, esta nova equipa com estes novos ciclista, o que têm falado é que pretendem voltar a repetir ox exitos de 99... voçê terá de ler as noticias no seu total e não resumir as frases a uma ou dois frases pois, com as suas opiniões pode fazer crer ás pessoas leitoras do seu blogg(eu sou uma delas) que existe uma campanha para elevar o benfica só a vitórias no seu palmares... (antes fosse). para quem acompanha o ciclismo e tudo k o engloba, toda a gente sabe que as declarações dos responsaveis do benfica não foram bem como o senhor as transcreveu. Um abraço apesar de tudo e felicidades pelo blogg