quinta-feira, agosto 30, 2007

832.ª etapa


PROFESSOR... SEM COMPLEXOS, SEREI O PRIMEIRO
A DIZER QUE SEMPRE ESTEVE CERTO!

Há no Ciclismo – e refiro-me ao NOSSO Ciclismo – pessoas que jamais havemos de saber se delas gostamos – no sentido de concordar – ou se são, em definitivo, pessoas que hão-de sempre pertencer à facção que olhamos como de… oposição.

Claro que há-de haver quem se coloca de um lado ou do outro e que, segundo essa posicionamento… concorda ou não comigo.

Num meio onde, e apesar de tudo, não abundam os que têm coragem suficiente para expor – e, mais do que isso, defender – as suas ideias, salva-se uma pessoa.

O Professor José Santos.
(Professor, na maioria das vezes estivemos em lados opostos na barricada, mas se ler isto, ou alguém o levar a ler, concordará comigo. Burro é quem finca o pé e não abdica de uma ideia, esteja ela certa ou errada. Como tudo na vida, o Ciclismo sofre mutações e, aquilo que eu já defendi – isto numa relação directa com o que o professor defendeu – parece-me, a mim, que mudou.)

Como eu não sou burro, nem sou exactamente “apêndice” - E GOSTO MUITO DE PAGAR OS MEUS ALMOÇOS! - de ninguém… e como – e sei que o professor me reconhece isso – sou capaz de “ler” o que está a acontecer… se calhar aproximámo-nos.
Ou eu me aproximei daquilo que, sei, defende há muito tempo.

Não tenho o mínimo problema em admitir isso.

Pior seria seguir defendendo opções nas quais, nessas sim, em definitivo, já não acredito.
Falta-me apenas uma peçazinha neste autêntico puzzle.
Ou não falta… é uma questão de tentar perceber…
E essa peça seria matearilizada numa única questão: o Professor vem, desde há muito, a defender a criação de uma LIGA de Ciclismo Profissional…

SÓ contra a Federação Portuguesa de Ciclismo… ou em termos globais?

É aqui que reside a minha única dúvida.
Porque eu, desde há algum tempo, estou cada vez mais próximo da ideia da criação de uma LIGA de ciclismo profissional.

Desconfio que pelas mesmas razões e aí, o Professor leva-me vantagem.
Mas insisto… Não consigo ter a certeza de que os motivos do Prof. não se ficassem apenas pela dificuldade de relacionamento com a FPC.
Enquanto eu já estou por tudo… e digo que a UCI deixou de ter condições para gerir o Ciclismo Profissional.

Por tudo o que antes já escrevi.

E, de repente, eis que se me assoma à memória as velhas, grandes, mas sempre proveitosas, discussões que tive com o professor José Santos.

Ele poderá negá-las… se achar que não foi bem assim.

Mas porque raio vem este assunto aqui parar?
Exactamente pelo descrito…

Eu não acreditei na “visão” do Professor José Santos mas, perante a realidade que vivemos – e estou a falar agora do Ciclismo Mundial – já não consigo perceber muitas outras hipóteses que não passem por uma LIGA profissional gerida pelos principais interessados, que são equipas e organizadores, deixando às federações – e à UCI – apenas a formação.
Que foi para isso que foram formadas.

Professor, você conhece-me… já trocámos argumentos… mas sabe uma coisa?

Estou com vontade de voltarmos a “falar”… já que não poderá ser de outra forma… o Professor tem o meu mail.
(Claro que serão conversas particulares!...)

Sem comentários: