segunda-feira, agosto 27, 2007

828.ª etapa


HIPP, HIPP!... GUERRA!

Só uma pequena nota para sublinhar uma quase dívida de gratidão para com um Corredor.

Ele foi o "motor" do Cândido Barbosa nas quatro etapas que o de Rebordosa ganhou. Ele foi o poço de força que, na Torre, foi bem ao fundo de si buscar novas forças para - ainda que aproveitando uma boleia - voltar à frente para fazer o mesmo... travar as próprias pernas de forma a cumprir ordens superiores.
TINHA QUE SER O CÂNDIDO...

Ontem este Corredor, definitivamente acima da média - se o Benfica quer um reforço, não pensem no Cândido, pensem no Guerra! -, ganhou uma das provas de fim de temporada, em Espanha.

Daquelas que, semelhantes no seu objectivo ganham, de forma miraculosa, espaço nos jornais portugueses quando as suas congéneres portuguesas são quase ignoradas!

O que será mais importante para o Ciclismo português?

Noticiário dos circuitos da Malveira, de Nafarros (eu sei que ainda não aconteceu), da Moita... ou a Clássica de Los Puertos?

Então porque é que, na babuja do dinheiro ganho facilmente, indo buscar resultados onde TODOS os cidadão vão, que é à Internet, os COLABORADORES dos jornais não perdem um Copy&Past da net... mas não conseguem um telefonema para a Malveira?

Nem para o Hoaspital de S. José. Nem para aquele onde, ainda hoje, o Joaquim Andrade recupera do acidente?
Há-de haver uma explicação..
..............

Mas pronto, chega de lamentações. Daqui a pouco pareço um autarca a queixar-se de falta de verbas para a construção de um polidesportivo. Mesmo que as pessoas, para poderem ter uma consulta médica, tenham de ficar na rua e a partir das 5 da manhã.
Ok... entrei em terrenos perigosos.
Não há culpados.
Pelo menos enquanto autarcas e governo jogarem "ping-pong" com o que resta da vida de cidadãos que trabalharam durante 60 anos... porque no seus tempos de meninos, começava-se a trabalhar... menino ainda.
........

O que eu queria aqui destacar era a GRANDE vitória do HECTOR GUERRA (Liberty Seguros), na Clássica de los Puertos, nos arredores de Madrid.

E porque agora não posso ficar mais... - prometo voltar ao assunto amanhã - não saio sem antes lamentar profundamente a IGNORÂNCIA - e é um homem que eu conheço, um senhor já com alguma idade, daqueles a que temos vontade de chamar... avôzinho, mas um jornalista que eu RESPEITO MUITO - só que o Chema Bermejo NÃO PODIA ESCREVER, em relação ao Hector Guerra... que ele é um modesto corredor.

Os jornalistas espanhóis não descriminam apenas os corredores de outras nacionalidades. Diminuem os seus próprios compatriotas só porque... nunca antes tinham ouvido falar deles.

E o facto de ter ido aos livrinhos buscar que Guerra passou pela Mountain Bike, e nem uma referência fazer ao facto de ele ter ganho o crono final da recente Volta a Portugal e de ter sido sempre - mesmo na Torre - o fiel escudeiro de um "senhor" que se calhar lhe hipotecou as hipóteses de discutir a Volta a Portugal, apesar de o conhecer pessoalmente e de, pela sua já provecta idade, continuar a respeitar o Chema... a vontade que tenho é de lhe dizer:

Tio llegou la hora de tu jubillación. Gracias por todo... vaya a disfrutar de lo resto...

Sem comentários: