sábado, agosto 18, 2007

804.ª etapa


AGORA, SENHORES INVESTIDORES,
FAÇAM AS CONTAS, OU PEÇAM A
QUEM AS SAIBA FAZER QUE AS FAÇA…

Oportuníssimo o trabalho hoje apresentado por O Jogo.
Oportuníssimo porque a memória dos homens é curta e porque é, a partir de agora, que os responsáveis pelas equipas têm que reiniciar a habitual via-sacra mendigando um apoio publicitário que lhes permita sobreviver.

Terá sido apenas coincidência – mas eu não acredito nisso – o facto de o trabalho ter sido feito por um homem que, embora há meia dúzia de anos – são mais, não são Carlos? – afastado da estrada continua a respirar ciclismo.

Nem sempre estivemos de acordo. Antes pelo contrário. Mas prevalecerá sempre o respeito mútuo que ambos cultivamos. E o que nos une é o Ciclismo.

Por falar em não estarmos sempre de acordo – e apesar de divergências não ultrapassadas – eu continuo a achar que o Carlos Flórido não é um fundamentalista. Pelas mesmíssimas razões que eu nunca o poderia ser.

Abomino os fundamentalistas. Todo e qualquer tipo de fundamentalista.

Desviando-me um pouco (ok, muitooooo…) do tema, chamo aqui a atenção para a acção criminosa de um grupo de auto-denominados ecologistas que, pura e simplesmente, ontem entraram em propriedade alheia e destruíram uma cultura de milho transgénico.
Onde alguém tinha investido – vamos lá saber quanto, e como, todo o seu dinheiro (provavelmente contraiu um empréstimo que agora não poderá pagar) – parte da sua vida e, porque um bando de fundamentalistas, com as televisões (o que dá sempre jeito) a aproveitarem a ocasião para lhes dar um protagonismo que não merecem, a tratarem-nos quase como heróis.
Na próxima vez que aquele homem conseguir ver mantida de pé a sua cultura, provavelmente vai balear alguém que só queria surripiar meia dúzia de espigas.

E acarretar com todas as culpas.

Voltemos ao Ciclismo.
Em Agosto, com ¾ da população de férias, ainda assim foi possível à empresa que auditora as audiências televisivas contabilizar, nos onze dias da Volta, uma média de 570 mil espectadores/etapa.

Não há mais nada para ver na televisão?
Mentira!
Aliás… as etapas decorriam à hora de se estar na praia.

Estes 570 mil espectadores estavam em frente da televisão por opção.
Quanto vale este número em termos de publicidade?

Não vou falar de shares, que isso apenas serve às estações para venderem espaços. Refiro-me a VISIBILIDADE.
Percebem isto, senhores investidores?

Dou só um exemplo, porque depois da queda abrupta, em relação à etapa com chegada a Beja, a de Castelo Branco perdeu quase metade de espectadores, no dia da chegada a Gouveia quanto valeu, amigo António da Silva Campos, aquela meia hora em que o Paulo Barroso andou sozinho na frente?
E a atenção fixa nos últimos quilómetros da etapa, quando o André Cardoso chegou parecer que ia chegar sozinho?
Quanto valeu à Fercase-Rota dos Móveis?

Na verdade, e como bem escreve o Carlos Flórido, apesar de a RTP não ter encontrado maneira de fazer por no ar o avião-antena que nos teria dado as imagens dos principais protagonistas no crono final… quanto vale o facto de, entre os cerca de 90 canais de televisão à sua disposição – só falando no caso do serviço por cabo – 46,6% dos espectadores estarem sintonizados na RTP?
Quase um em cada dois portugueses.

A RTP cimentou a sua posição, o que lhe permitirá, em 2008 arriscar ainda um pouco mais. Mas… e os patrocinadores das equipas?
Têm, nas vossas empresas quem traduza isto em ganhos?

A Volta a Portugal – que seria obrigatoriamente, por Decreto-Lei, transmitida pela estação do Estado – proporcionou ganhos, eu diria… quase astronómicos, em termos de publicidade. Quatro ponto sete de aumento, no share – que significa o número de espectadores a ver um programa à mesma hora.

É evidente que não tenho nada contra a RTP.
Ok… terei, mas não é para aqui chamado…
A verdade é que a “obrigatoriedade” de a Volta ser transmitida em canal aberto está a proporcionar receitas bem gorduchas ao canal do Estado.

Mas o que mais me interessa é que, pelo menos quem lê o VeloLuso perceba que mais de metade das etapas da Volta a Portugal teve maior audiência que mais de metade dos jogos de futebol da SuperLiga.
Chega para perceberem quantos portugueses gostam mesmo de Ciclismo?
E não posso deixar de… deixar a mensagem para quem seja um pouco mais duro de cabeça: VALE A PENA APOSTAR NO CICLISMO.


Agora virão aí os de sempre com os mesmos argumentos de sempre.
Ou ficam calados e... contra a sua vontade avalizam a minha opinião.

2 comentários:

Carl Floyd disse...

Não foi coincidência

C.F.

(e podes acrescentar, que não fui por aí por razões de espaço - e também de justiça em relação aos jogos de futebol que têm multidões nos cafés ou ecrãs gigantes -, pecarem os números por defeito precisamente devido ao período de férias. Existe um número, indeterminado mas não desprezável, de televisores auditados que não entraram nas contas finais precisamente por os seus proprietários estarem a banhos no Algarve e verem a Volta num qualquer café da zona)

Feliciano da Vasa Ferreira disse...

Sim, porque na praia estava muiiiiito frio...